Questões de Odontologia da CONTEMAX

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia da CONTEMAX

O conhecimento da Síndrome de Down é de extrema importância para o cirurgião dentista, pois estes pacientes apresentam inúmeras alterações bucais relacionadas com a Trissomia do cromossomo 21, necessitando assim de atendimento diferenciado. Desta forma, durante o atendimento para exame de rotina o dentista deve ficar atento às manifestações bucais mais comuns, que são:

A pulpite é reversível quando ocorre a inflamação da polpa e ela pode ser tratada, devolvendo ao dente sua vitalidade. Porém, o quadro se torna irreversível apenas quando essa inflamação já afetou tão gravemente a polpa de forma que o único tratamento possível é a endodontia. As pulpites irreversíveis representam grande número de urgências no consultório odontológico. São características de uma pulpite irreversível:

Paciente de 34 anos queixando-se de dor aguda localizada no dente 36, que ocorre após a ingestão de água fria e que passa logo após a remoção do estímulo. Após exame clínico e radiográfico observou-se uma lesão cariosa sem exposição pulpar e sem dor à percussão.

Qual o diagnóstico mais provável?

A tradução do termo Mock-Up significa “maquete” ou “modelo”. Quando usado na Odontologia, ele significa “ensaio restaurador intra-oral” e permite ao paciente pré-visualizar o resultado final do tratamento, sem que nenhum desgaste dentário seja realizado. Torna-se uma importante ferramenta para que o dentista consiga demonstrar para seu paciente quantos benefícios estéticos ele ganhará no tratamento proposto. O material ideal utilizado para realização do muck-up é :

É o tumor maligno mais comum das glândulas salivares, podendo atingir tanto as glândulas salivares maiores, como as menores. Apresenta etiologia desconhecida, no entanto pode estar associado a fatores genéticos, ao tabaco ou a exposição à radiação. Sendo a radiação ionizante um fator de risco definitivamente vinculado a etiopatogenia dessas lesões. Acredita-se que a sua origem se dá através das células de reserva, nos segmentos interlobular e intralobular do sistema ductal salivar. Atinge ambos os sexos, mas com predominância no sexo feminino e entre a terceira e quinta décadas de vida. Também pode ser encontrado em outros órgãos, como a árvore traqueobrônquica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis