Listagem de Questões sobre SUS
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS), no Sistema Único de Saúde têm por objetivo:
pôr em prática o princípio da Integralidade na Atenção Odontológica;
desenvolver trabalho odontológico com equipe interdisciplinar;
oferecer mais a quem mais precisam;
pôr em prática a Universalidade do atendimento;
oferecer serviços odontológicos primários.
Considere as assertivas a seguir:
I. Quando intervenções de saúde pública são introduzidas sem um planejamento que permita a universalização dos benefícios, acabam exercendo o efeito de ampliar as desigualdades em saúde.
II. É importante considerar a adoção de estratégias focais, direcionando o benefício preferencialmente para as áreas com maiores necessidades, contribuindo para a redução das desigualdades na distribuição de doenças como a cárie dentária.
III. É considerado equânime o fato de grupos com melhor condição socioeconômica absorverem antes e com maior intensidade as vantagens de políticas públicas benéficas.
IV. Desigualdades injustas, desnecessárias e evitáveis em saúde são reconhecidas como equidades em saúde.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
O Programa Brasil Sorridente, lançado em 2003, pelo Ministério da Saúde, visa a uma série de medidas que garantam ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. Com relação às ações do Programa Brasil Sorridente, afirma-se que
a ampliação das Equipes de Saúde Bucal possibilitou a concentração dos profissionais nos centros urbanos, garantindo o acesso aos serviços odontológicos em locais onde ainda não eram oferecidos.
a criação dos Centros de Especialidades Odontológicas – CEO, que ofertam serviços básicos, como tratamento endodôntico e diagnóstico bucal, garantiu a referência para procedimentos de alta complexidade.
a prioridade para métodos individuais de aplicação tópica de flúor está estabelecida, particularmente o uso de bochechos fluoretados nas escolas, em detrimento à fluoretação das águas de abastecimento público.
o componente de Vigilância à Saúde para conhecer o impacto das ações na melhora da saúde bucal dos brasileiros foi institucionalizado, mediante a realização de levantamentos epidemiológicos nacionais.
os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD), que ofertam serviço reabilitador protético e tratamento ortodôntico corretivo, foram implantados na perspectiva da assistência integral em saúde bucal.
A Política Nacional de Saúde Bucal, instituída pelo Ministério da Saúde a partir de 2004, estabelece princípios norteadores das ações em saúde bucal. Além dos princípios expressos no texto constitucional (universalidade, integralidade e equidade), o cuidado em saúde bucal deve seguir os princípios complementares de
Gestão Participativa e Ideologia
Acolhimento e Contratação de Recursos Humanos
Acesso e Vínculo
Ética e Mudança de Paradigma
Responsabilidade Profissional e Identificação de Risco
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) são destinados a realizar os seguintes atendimentos, EXCETO:
Orientação de higiene bucal.
Diagnóstico e detecção do câncer bucal.
Periodontia especializada.
Endodontia.
Portadores de necessidades especiais.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}