Questões sobre SUS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre SUS

A área de saúde bucal do Ministério da Saúde, por intermédio do protocolo estabelecido nos “Cadernos da Atenção Básica n. 17”, estabelece a escovação supervisionada como medida preventiva de escolha para as diversas fases da vida. As seguintes afirmações dizem respeito a essa estratégia.

I Em crianças, a escovação deve ser contínua, auxiliada por pais ou responsáveis, mas, à medida que ela cresce, deve ser estimulada a fazê-la sozinha.

 II Com relação aos adolescentes, deve-se estimular a escovação e não introduzir ainda o uso de fio dental, considerando a dificuldade de adaptação à técnica.

III Em adultos, maior estímulo deve ser dado ao uso de fio dental e maior atenção no que diz respeito ao desenvolvimento da doença periodontal.

IV Entre os idosos, deve-se estimular o uso de enxaguatórios devido à dificuldade crescente no uso da escova dental.

Das afirmações, estão corretas

#Questão 604984 - Odontologia, SUS, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

O Brasil Sorridente (Política Nacional de Saúde Bucal) visa garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, reunindo uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico público e gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. A inclusão tardia da saúde bucal na Estratégia Saúde da Família, a formação dos profissionais de saúde bucal voltada para a prática clínica individual (curativa-restauradora), a priorização da população escolar para a realização de atividades de promoção da saúde e prevenção dos principais agravos de saúde bucal e a tradição liberal da profissão não interferem na efetiva reversão do modelo de atenção à saúde ofertado.

#Questão 604992 - Odontologia, SUS, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

Determinado gestor acaba de assumir uma secretaria municipal de saúde e deparou-se com a necessidade de conhecer vários sistemas de informação que irão ajudá-lo a tomar decisões. A análise dessas informações geradas é fundamental para o correto mapeamento e diagnóstico situacional da população de certa área. Os dados que geram essas informações são originados, em geral, nos próprios serviços de saúde e em outras instâncias municipais ou estaduais. Considerando o exposto, julgue os itens a seguir. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), há, para saúde bucal, sistema de informação exclusivo para o registo de suas ações e atividades.

#Questão 604993 - Odontologia, SUS, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

Determinado gestor acaba de assumir uma secretaria municipal de saúde e deparou-se com a necessidade de conhecer vários sistemas de informação que irão ajudá-lo a tomar decisões. A análise dessas informações geradas é fundamental para o correto mapeamento e diagnóstico situacional da população de certa área. Os dados que geram essas informações são originados, em geral, nos próprios serviços de saúde e em outras instâncias municipais ou estaduais. Considerando o exposto, julgue os itens a seguir. O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) faz o registro das informações em saúde de forma individualizada, permitindo, assim, o acompanhamento do histórico de atendimentos de cada usuário, assim como da produção de cada profissional, além de integrar diversos outros sistemas existentes na atenção básica, reduzindo a necessidade de registrar informações similares em mais de um instrumento (ficha/sistema).

É importante a reflexão quanto à realidade epidemiológica brasileira visando à reorientação de futuras ações da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente. A seguir, há um quadro com o percentual de cárie não tratada e o percentual de participação do componente perdido (P), ambos referentes ao índice CPOD, para as faixas etárias de 5 anos, 12 anos, 15-19 anos, 35-44 anos e 65-74 anos de idade, nos levantamentos epidemiológicos nacionais após o ano 2000.

Com base nesses dados, julgue os itens a seguir.

Para reverter as situações aprestadas no quadro, faz-se necessário que a Política Nacional de Saúde Bucal concentre os respectivos investimentos apenas na implantação e expansão da cobertura dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis