Listagem de Questões sobre Prótese
A relação oclusal em uma arcada dentária deve permitir que os dentes exerçam sua função específica sem sobrecarga, protegendo-os a longo prazo de desgastes e fraturas patológicas e redução do suporte periodontal. Assim sendo a respeito das relações ideais de oclusão, pode-se afirmar que:
em protusão, os dentes posteriores devem apresentar algum tipo de contato.
a oclusão cêntrica (OC) não depende da condição condilar da mandíbula.
a relação de máxima intercuspidação também é conhecida como oclusão habitual.
a relação de sobremordida ideal é topo a topo, ou com as faces incisais tocando.
o contato oclusais anteriores deve ser intensos de forma distribuir cargas com o posteriores.
Ao esculpir um padrão de cera para uma restauração o técnico deve ter em mente a anatomia do dente natural. A respeito da nomenclatura das estruturas e dos acidentes anatômicos presentes nos elementos dentários da dentição permanente, é correto afirmar que:
a crista marginal é a crista que une as cúspides mésio-palatina e disto vestibular dos primeiros molares superiores.
uma fosseta é a projeção piramidal, com base quadrangular, localizada na face oclusal de pré-molares e molares.
o Forame Cego é uma depressão resultante da invaginação do esmalte que delimita as cúspides deumdente.
o tubérculo de Carabelli é uma pequena saliência, localizada na porção mesial da face palatal de primeiros molares superiores.
o sulco principal é uma depressão puntiforme localizada logo abaixo do cíngulo, mas frequente no incisivo lateral superior.
Para a escultura em cerâmica é importante que o TPD tenha conhecimento de algumas regras estéticas. O zênite é o ponto mais apical do contorno gengival.A localização esteticamente mais adequada do zênite nos dentes superiores é:
mesialmente ao longo eixo da papila interdental.
distalmente ao longo eixo da papila interdental.
paralelamente ao longo eixo do dente.
mesialmente ao longo eixo do dente.
distalmente ao longo eixo do dente.
A característica e a distribuição da mucosa e da submucosa determinam a extensão da base de uma prótese total, também denominada área chapeável. Com relação aos limites da área chapeável de uma prótese superior e as zonas que a compõe, está correta a seguinte alternativa:
Na parte posterior da maxila, a área chapeável se limita entre o palato duro e o palato mole, deve-se fazerumsegmento reto ligando uma tuberosidade a outra.
A crista do rebordo alveolar é a zona de suporte principal que é destinada a suportar a carga mastigatória, ela deve ser aliviada quando o rebordo é do tipo lâmina de faca.
A zona de suporte secundário é uma faixa de 2 a 3 mm de largura que contorna a área chapeável emtoda sua sinuosidade.
A zona de selado periférico é a parte posterior da área chapeável, e fica na divisa do palato duro com o palato mole.
O limite posterior da área chapeável depende da quantidade de dentes que se deseja colocar na prótese total e da quantidade de dentes da arcada antagonista.
O ponto de contato entre pré-molares e molares super iores cor responde a uma área aproximadamente elíptica, de eixo maior cervico-oclusal, situada no terço cervical e ligeiramente destacada para lingual.
o esculpidor de Hollemback possui nas duas pontas ativas; uma em forma de lâmina de corte unilateral, e outra em forma de uma pequena calota de esfera.
a espátula número 7 para cera possui nas duas extremidades pequenas lâminas ativas em forma de chama, bianguladas e invertidas entre si.
o detalhamento da escultura, realizado nas fases finais, pode ser feito utilizando o instrumento na pega de caneta modificada.
o esculpidor Hollemback tem a função de remover grandes quantidades de cera, e é geralmente utilizado nas utilizado nas fases inicias da escultura.
a espátula Le Cron pode ser utilizada com empunhadura dígito-palmar, nas fases finais da escultura, quando buscamos cortes mais precisos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}