Listagem de Questões sobre Prótese
No que se refere aos materiais utilizados em prótese dental, julgue os itens de 49 a 57.
Atualmente, a zircônia é a cerâmica mais resistente disponível para utilização em odontologia. Esse material tem o potencial de permitir a construção de pontes em setores de altas tensões, como, por exemplo, em zonas mais posteriores da boca, pois revela uma resistência à fratura muito alta, de três a quatro vezes superior à maior carga mastigatória.
A respeito dos artigos utilizados nos laboratórios de prótese dental, julgue os itens seguintes.
Os articuladores são equipamentos que auxiliam no registro da relação maxilo-mandibular e nos movimentos mandibulares. Eles podem ser arbitrários, semiajustáveis e totalmente ajustáveis, e devem ser utilizados em todos os casos de reabilitação protética.
Acerca da terapêutica restauradora da cárie dental, julgue os itens subsecutivos.
Quando realizadas em dentes com coroas clínicas parcial ou totalmente destruídas, as cavidades protéticas não deixam de ser também terapêuticas, pois reconstroem o dente e funcionam como retentores ou apoio das próteses.
Em dentes com tratamentos endodônticos, muitas vezes é indicada a colocação de pinos intrarradiculares, visando ao aumento da retenção da restauração. Sobre esse assunto, pode-se afirmar que é fator
de indicação da colocação de pinos intrarradiculares quando um dente sofre forças horizontais, de cisalhamento ou de compressão intensas e concentradas.
que influencia a retenção do diâmentro do pino intrarradicular. Assim, quanto maior o diâmetro do pino, maiores serão a retenção e a resistência.
que influencia a retenção, a extensão do pino intrarradicular. Dessa forma, o pino deve ser menor ou igual ao comprimento total da raiz, evitando fraturas laterais da raiz e favorecendo o vedamento apical do material obturador.
que influencia a retenção de pinos intrarradiculares. A superfície do pino deve ser muito lisa para que aumente a superfície de escoamento e a adesão do cimento ao pino e à raiz dentária.
que influencia a retenção do desenho do pino, em que se prefere a conformação cônica, pois tornam-se anatômicos e diminuem as cargas laterais e, por consequência, diminuem as possibilidades de fratura.
Nos idosos que perderam parcialmente ou totalmente os dentes, a reabilitação com próteses totais e parciais
faz cessar a perda óssea alveolar e devolve parcialmente a capacidade mastigatória.
faz com que a perda óssea continue, porém recupera-se em parte a capacidade mastigatória e estética facial.
faz com que a perda óssea se estabilize a partir dos primeiros seis meses de uso das próteses.
faz cessar as perdas ósseas em espessura, porém essas perdas continuam em altura.
constitui excelente estímulo para formação óssea, de forma que, com o tempo, há aumento de volume ósseo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}