Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

#Questão 938930 - Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Odontológica - Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

A síndrome da dor miofascial é uma desordem muscular comum causada por pontos-gatilho miofasciais (PGm) e, na maioria das vezes, é concomitante ou pode interagir com outros mecanismos de dor muscular. Em relação à dor miofascial, assinalar a alternativa CORRETA: 

#Questão 938931 - Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Odontológica - Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Anomalias dentofaciais frequentemente podem ser tratadas por procedimentos isolados na mandíbula ou na maxila e na área da face média. Em relação às características e à correção das deformidades dentofaciais, assinalar a alternativa CORRETA: 

#Questão 938947 - Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Odontológica - Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

A cicatrização tecidual é influenciada pela capacidade do organismo de se regenerar e pela natureza da destruição tecidual. A excelente vascularização dos tecidos na região bucomaxilofacial, assim como a capacidade da resposta local do hospedeiro da mucosa oral, proporcionam ótimas condições para uma rápida cicatrização tecidual. Distúrbios de cicatrização tecidual são extremamente incomuns, e geralmente indicam alguma doença sistêmica relacionada. A natureza da lesão pode afetar a evolução de uma cicatriz tecidual. No que se refere ao grupo de lesão mecânica, assinalar a alternativa que se encaixa nesse grupo: 

O papilomavírus humano (HPV) é responsável por diversas lesões orais e faciais.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. As lesões orais costumam ser múltiplas e podem estar localizadas em qualquer superfície mucosa. 2. Os locais mais frequentes são a mucosa labial, a língua, a mucosa jugal e a gengiva. 3. As lesões podem apresentar grupamentos de projeções semelhantes a espículas brancas, crescimentos róseos semelhantes à couve-flor ou pápulas sésseis ligeiramente elevadas. 4. O tratamento de escolha é a remoção cirúrgica; entretanto, as recidivas são comuns, especialmente nos pacientes com deficiência imune importante.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Mundialmente, os cânceres da cabeça e pescoço correspondem a 10% dos tumores malignos e aproximadamente 40% dos cânceres dessa localização ocorrem na cavidade oral. Existem lesões cancerizáveis às quais devemos ter absoluta atenção ao examinarmos o paciente. De acordo com a afirmação, analise as afirmativas a seguir.
I. A leucoplasia é caracterizada como placas esbranquiçadas, geralmente localizadas em língua, mucosa labial e jugal, palato duro e mole, assoalha da boca e gengiva. São, na sua maioria, irregulares, rugosas e ásperas, além de indolores. II. A queilite actínica é prevalente em indivíduos de pele clara, do sexo masculino, os quais apresentam lábio inferior ressecado, de coloração esbranquiçada, podendo haver descamação e aparecimento de erosões, sulcos e ulcerações. III. A Eritroplasia é a lesão de maior ocorrência em mucosa bucal, mas com a vantagem de ter o menor potencial de malignização. Apresenta alterações avermelhadas como manchas e/ou erosões e/ou placas, normalmente na região de dorso da língua. IV. O líquen plano é uma doença autoimune, podendo ocorrer na mucosa ou na pele, tem alto índice de malignização e tem maior incidência no sexo masculino.

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis