Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

Analise as afirmativas abaixo sobre o herpesvírus simples (HSV).
1. A gengivoestomatite herpética primária aguda (herpes primário) é o padrão mais comum de infecção primária sintomática pelo HSV, e mais de 90% dos casos são resultantes da infecção pelo HSV-1. 2. O HSV-2 dissemina-se predominantemente através da saliva infectada ou de lesões periorais ativas. Além disso, se adapta melhor e atua de forma mais eficiente nas regiões oral, facial e ocular. 3. Os sinais e sintomas prodrômicos, como dor, ardência, prurido, formigamento, calor localizado e eritema do epitélio envolvido, aparecem de 6 a 24 horas antes do desenvolvimento das lesões. 4. O vírus utiliza os axônios dos neurônios sensitivos para se deslocar e atingir a pele ou mucosa periférica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise o texto abaixo sobre as lesões de origem odontogênica.
“Esta lesão se origina pela separação do folículo que fica ao redor da coroa de um dente incluso. Está associada mais frequentemente à terceiros molares inferiores permanentes. Podem se tornar infectado e associados à dor e edema. Podem mostrar diversas variações radiográficas na relação lesão-coroa, como por exemplo variante central, variante lateral e variante circunferencial.
” Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao tipo de lesão de origem odontogênica para a definição descrita acima.

Paciente do sexo masculino, 25 anos de idade, chega ao posto de saúde relatando que possui o hábito de morder o lábio inferior e que frequentemente aparece uma lesão com aspecto de bolha no local traumatizado.

Nesse caso, qual é a hipótese diagnóstica? 

O principal tratamento dos cânceres de cabeça e pescoço é a radioterapia, que pode estar associada ou não à quimioterapia e à cirurgia, para a exérese do tumor. Os efeitos secundários do tratamento radioterápico são muitos e dependem da dose total, do número de sessões e da área irradiada. O cirurgião dentista deve atuar em todas as fases da radioterapia contra o câncer, desde a fase preparatória, durante e após o tratamento, compondo a equipe multidisciplinar.
A respeito da radioterapia, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 938914 - Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Odontológica - Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

É uma doença venérea que remonta aos tempos de Cristóvão Colombo e que teve profunda influência na história do Mundo. É adquirida pelo contato sexual e o “cancro” (lesão infecciosa primária) aparece na porta de entrada do espiroqueta, com o desenvolvimento subsequente de linfadenopatia regional. Sua manifestação oral é muito significativa e deve ser atentamente observada pelo cirurgião-dentista. O trecho descrito está relacionado com a:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis