Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

O câncer de boca é o 6.° mais comum nos homens e o 12.° mais comum nas mulheres. Assim como em tantos outros carcinomas, o risco do carcinoma intraoral aumenta com a idade, principalmente em homens. A causa do carcinoma de células escamosas, que representa cerca de 94% de todas as malignidades da boca, é multifatorial. Entretanto, muitos carcinomas de células escamosas bucais têm sido documentados, associados com ou precedidos por lesões potencialmente malignas. O diagnóstico precoce e o acompanhamento das lesões potencialmente malignas são de fundamental importância para a determinação de condutas clínicas visando prevenir o câncer oral. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

A assistência odontológica apresenta um alto risco para a disseminação do novo coronavírus (covid-19), devido à alta carga viral presente nas vias aéreas superiores dos pacientes infectados. Esse risco elevado se deve à grande possibilidade de exposição aos materiais biológicos, proporcionada pela geração de gotículas e aerossóis, e à proximidade que a prática exige entre profissional e paciente. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta com relação à sequência de paramentação preconizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em casos de atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19.

A Angina de Ludwig é considerada uma condição grave por envolver diversos espaços faciais que podem levar a várias condições relacionadas abaixo, EXCETO

O objetivo terapêutico de qualquer procedimento cirúrgico ablativo é promover a remoção completa da lesão e não permitir a permanência de células que possam proliferar e causar recidiva. Para que uma lesão de maior extensão não passe por um processo cirúrgico demasiadamente agressivo/mutilador, assinale a alternativa que MELHOR representa esta opção: 

Depressões ósseas mandibulares linguais representam um grupo de concavidade na superfície lingual da mandíbula, revista por uma cortical óssea intacta. Historicamente, eram referidas como pseudocistos, pois se assemelham a cistos, radiograficamente. Entretanto, não são cistos verdadeiros, pois nenhum revestimento epitelial está presente. A localização mais comum é dentro da fossa da glândula submandibular e, frequentemente, próxima da base da mandíbula.  Esta depressão óssea é denominada corretamente em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis