Questões sobre Ortodontia e Ortopedia Facial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ortodontia e Ortopedia Facial

Em pacientes que apresentam freio labial anormal (excessivamente largo e/ou com inserção baixa) é comum observar maloclusão do tipo:

#Questão 1044259 - Odontologia, Ortodontia e Ortopedia Facial, UPENET/IAUPE, 2022, SES-PE, Residência Multiprofissional em Saúde - Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilofacial

Múltiplos procedimentos intrabucais são utilizados para corrigir deformidades dento- faciais. Um dos procedimentos mais populares é a Osteotomia Le Fort I para tratamento de deformidades esqueléticas da maxila e da face média. Embora a osteotomia Le Fort I tenha se tornado um procedimento de rotina em cirurgia ortognática, diversas modificações na técnica cirúrgica, bem como o desenvolvimento de instrumentos adaptados à operação foram introduzidos.
Sobre o tema associado à técnica e tática operatória para maxila e mandíbula, suas modificações e cirurgia ortognática, avalie as afirmativas abaixo, colocando V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Diversas técnicas cirúrgicas de separação entre a maxila e o processo pterigoide foram propostas, usando técnicas diretas e indiretas para essa disjunção. Recentemente foi apresentada a técnica transmucosa de osteotomia de separação da placa pterigoide da maxila com o uso de piezoelétrico, onde a lâmina de piezo é posicionada posterior à tuberosidade com aproximadamente 450 do eixo vertical dos molares. ( ) Sobre a Osteotomia Le Fort I subespinhal, que foi descrita pela primeira vez em 1997, o autor sugere ser eficaz na limitação da largura inter alar e na preservação da parte anterior nasal, columela e suas inserções musculares. Contudo os dados dos estudos disponíveis parecem ser conflituosos, e ainda não existem métodos fiáveis para prever as alterações nasais após a osteotomia Le Fort I. ( ) A Osteotomia Wing para mento (Triaca e Col.) é um procedimento de genioplastia onde a osteotomia se estende anteriormente à incisura basilar, poupando apenas o ângulo mandibular. Te como vantagens (1) melhorar o ganho de volume do terço inferior da face; (2) proporcionar suporte de partes moles que melhoram a competência labial. ( ) A cirurgia ortognática corrige discrepâncias ósseas por meio de osteotomias, repercutindo alterações dos tecidos moles. Está reportado na literatura que um avanço médio maxilo-mandibular de 10 mm resulta num aumento médio do espaço aéreo faríngeo de 4,75 mm (intervalo de 3,15 a 6,35) e um ganho de volume médio de vias aéreas faríngeas de 7,35 cm3 (Intervalo de 5,35 a 9,34). 
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

#Questão 1044261 - Odontologia, Ortodontia e Ortopedia Facial, UPENET/IAUPE, 2022, SES-PE, Residência Multiprofissional em Saúde - Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilofacial

O sorriso gengival pode ocorrer em quatro situações: excesso vertical da maxila; lábio curto; excesso gengival cobrindo a cora dos dentes anteriores; e atividade muscular acentuada. Assim, a correção do sorriso gengival começa pelo diagnóstico. Dados clínicos, como a quantidade de exposição do Incisivo Central Superior (ICS) com o lábio em repouso, comprimento do lábio superior e comprimento das coroas dos dentes anteriores devem ser atentamente anotados e analisados.
Em qual situação está indicada a correção com cirurgia ortognática?

Se um elemento dentário sofrer movimentação em torno de seu eixo axial, sem movimentação vertical ou horizontal no sentido mesio-distal ou vestíbulo-lingual, devido a força proveniente de aparelho ortodôntico, podemos dizer que ele sofreu movimento de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis