Questões sobre Endodontia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endodontia

Uma paciente de quatorze anos de idade procurou atendimento médico após sofrer fratura na face mesiolingual do dente 36, tendo o resultado do exame clínico e radiográfico evidenciado o seguinte quadro: lesão de cárie mesioclusal profunda, com limite cervical na altura da crista óssea alveolar; teste de vitalidade pulpar positivo.

Com referência ao caso clínico acima, julgue os próximos itens.

Podem ser necessários o capeamento pulpar indireto e a restauração provisória com cimento ionomérico.

#Questão 188644 - Odontologia, Endodontia, CESPE / CEBRASPE, 2011, SES/DF, Cirurgião Bucomaxilofacial

Julgue os itens a seguir, acerca de diagnóstico clínico, imaginológico e histopatologico das afecções bucais, etiopatogenia e tratamento.

Focos radiopacos podem se desenvolver na região periapical de dentes com polpas desvitalizadas ou inflamadas como resposta a estímulos inflamatóríos de alta intensidade.

Paciente de 28 anos apresenta lesão cariosa classe IV no elemento 21, drenando exsudato purulento apenas na região palatina desse elemento. Esse dente respondeu negativamente ao teste de vitalidade pulpar. O paciente apresenta periodonto normal no restante da dentição. Nessa situação, quais são, respectivamente, o diagnóstico e o plano de tratamento indicados?

O tratamento endodôntico está fundamentado em três etapas principais: o preparo químico-mecânico, a medicação intracanal e a obturação do sistema de canais radiculares. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I – As células microbianas encontram-se nos fluidos presentes na luz do canal principal, nas paredes do canal e nos túbulos dentinários.

II – A infecção endodôntica, uma vez instalada, não é passível de remissão espontânea pela ação dos mecanismos de defesa do hospedeiro.

III – Agregados microbianos são encontrados nas paredes do canal.

Está correto o que se afirma em

Paciente CMM, sexo feminino, 25 anos, portadora de Diabetes Melito tipo I, queixa-se de dor localizada no elemento 26 e relata estado febril há 2 dias. A paciente também relata que foi submetida a uma sessão de raspagem em todos os dentes com ultrassom há uma semana, mas ainda sente esse “dente crescido”. Ao exame clínico, observa- se uma tumefação na gengiva e na parte da mucosa na face vestibular, mobilidade dentária, profundidade de sondagem clínica de 10 mm no sítio mésio-vestibular e resposta positiva aos testes de sensibilidade. Radiograficamente, nota-se uma lesão de furca e perda da crista óssea interproximal. Nessa situação, diagnóstico correto é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis