Questões sobre Endodontia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endodontia

#Questão 605196 - Odontologia, Endodontia, IDECAN, 2017, CBMDF/DF, Aspirante Cirurgião Dentista

“Para fazer o melhor uso das limas, o endodontista deve conhecer as partes de cada lima e compreender as variações na morfologia que afetam a instrumentação. O ________________ é a distância entre um ponto da aresta cortante e o ponto correspondente na aresta adjacente. O ângulo de corte que se forma com o longo eixo da lima é denominado de ________________, sendo responsável pela remoção de debris originados dentro do canal.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Uma paciente de trinta anos de idade, na vigésima oitava semana de gravidez, foi atendida em consultório odontológico apresentando gengivite, lesões de cárie extensas nas faces proximais dos quatro incisivos superiores, com imagens radiolúcidas próximas às respectivas câmaras pulpares, porém assintomáticos, ausência dos primeiros molares superiores, segundos molares superiores restaurados em resina composta na face oclusal, raízes residuais nas regiões dos dentes 34, 35, 36, 37, 44, 45 e 46, e dente 47 com remanescente coronário mésio-vestibular, porém extensa destruição coronária distolingual, com invasão de espaço biológico.

Considerando esse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.

Uma vez assintomáticos, o diagnóstico provável para os quadros clínicos dos quatro incisivos superiores é o de necrose pulpar.

#Questão 605293 - Odontologia, Endodontia, CESPE / CEBRASPE, 2017, SEE/DF, Professor de Educação Básica

Considerando o caso clínico 24A1AAA e as imagens precedentes, julgue os itens a seguir.

Embora exista cárie recorrente no elemento 36, a espessura uniforme do ligamento periodontal e a ausência de esclerose, associadas à sintomatologia de dor provocada, indicam a reversibilidade da condição pulpar.

A pulpite reversível é uma leve alteração inflamatória da polpa, em fase inicial, em que a reparação tecidual advém, uma vez removido o agente desencadeador do processo. Sobre as características histopatológicas deste tipo de pulpite, analise as afirmativas a seguir.

I. A vasodilatação prolongada predispõe ao edema, como resultado da elevação da pressão capilar e do aumento de permeabilidade vascular.

II. A hiperemia em uma área localizada da polpa não está acompanhada de um infiltrado de células inflamatórias.

III. A vasodilatação prolongada não resulta em injúria capilar devido ao extravasamento de fluido para o compartimento extravascular.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

#Questão 605461 - Odontologia, Endodontia, FCC, 2017, TRT 11ª, Analista Judiciário

Paciente do sexo feminino, com 45 anos de idade relata ao profissional de odontologia que sente dor provocada e de curta duração no dente 44, que desaparece em um pequeno espaço de tempo. A dor é deflagrada, sobretudo pelo frio e cessa assim que se estabelece o equilíbrio térmico. Ao realizar o exame clínico, o profissional constata dentina exposta, em decorrência de fratura e perda parcial de restauração. Este conjunto de sinais e sintomas é compatível com o diagnóstico de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis