Questões sobre Anestesiologia em Odontologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Anestesiologia em Odontologia

O uso de anestésicos locais faz parte da rotina para proceder a um atendimento odontológico sem dor e desconforto ao paciente e essa procura por substâncias que pudessem amenizar a sensação dolorosa vem desde a antiguidade. Mas os anestésicos locais, assim como qualquer outro fármaco podem causar reações adversas, e um desses exemplos é a metahemoglobinemia que é uma cianose que ocorre na ausência de anormalidades cardíacas e/ou respiratórias, podendo ser congênita ou adquirida. Os anestésicos com maior propensão a desenvolver tal complicação são os descritos corretamente na alternativa: 

#Questão 938924 - Odontologia, Anestesiologia em Odontologia, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Odontológica - Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


Clinicamente os anestésicos locais classificam-se em de curta ação, tendo como exemplo a ________; de ação intermediária, tendo como exemplo a ________; de longa ação, tendo como exemplo a ________.

#Questão 938925 - Odontologia, Anestesiologia em Odontologia, OBJETIVA, 2023, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP, Residência Odontológica - Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Por sua estrutura química, os anestésicos locais utilizados na odontologia classificam-se em tipo éster e tipo amida. Como exemplo de éster, tem-se: cocaína, procaína, tetracaína, benzocaína e cloroprocaína. Como exemplo de amida, tem-se: lidocaína, priolocaína, dibucaína, mepivacaína, ropivacaína e bupivacaína. Sendo assim, a principal diferença estrutural entre anestésicos tipo amida e tipo éster é o(a):

Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:

   Paciente com 35 anos de idade, sexo masculino, relata ter sido submetido a procedimento cirúrgico para extração dos dentes 45 e 46 por razões protéticas, no dia anterior ao da consulta.


O paciente refere sintomas compatíveis com parestesia, cuja etiologia está associada a alguns fatores, como:

I. Injeção rápida da solução anestésica.
II. Uso da solução anestésica articaína a 4% com epinefrina a 1:100.000.
III. Uso de anestésico com vasoconstritor fenilefrina a 1:2.500 em quantidade superior a 4 tubetes.
IV. Hemorragia ao redor da bainha de mielina provocada pelo procedimento anestésico.
V. Trauma provocado pelo bisel da agulha forçado de encontro ao osso durante o procedimento anestésico.

Está correto o que se afirma APENAS em

Anestésicos locais são substâncias que bloqueiam a condução nervosa de forma reversível. Existem diversos anestésicos de uso em odontologia, com suas vantagens e desvantagens e indicações de acordo com a necessidade do profissional frente ao seu paciente. Existem anestésicos de duração curta, intermediária e longa. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

A Lidocaína 2% tem duração ______

A Mepivacaína 3% tem duração ______

A Mepivacaína 2% tem duração ______ 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis