Questões de Odontologia do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2018

Um desfecho judicial para a insatisfação da paciente motivada pelo insucesso do tratamento odontológico

I. é evitado com o desenvolvimento do vínculo resultante das ações do acolhimento, desenvolvendo ações centradas na paciente, considerada em sua integralidade biopsicossocial.

II. é limitado em seu alcance ao considerar a culpabilização da paciente por não realizar procedimentos de higiene bucal que contribuiriam para evitar o fracasso na osseointegração do implante.

III. representa uma conquista da cidadania plena e a manutenção da dignidade da pessoa humana, que se materializa mediante o direito de acesso à Justiça.

IV. demonstra que a atualização científica e a aplicação da melhor técnica profissional são suficientes, ainda que se respeite a autonomia e a responsabilidade individual.

Está correto o que consta APENAS de

Paciente com 36 anos de idade, sexo feminino, é professora do Ensino Médio, leciona em três escolas e queixa-se de estresse decorrente das condições de trabalho e de dores de cabeça regulares, ao final da tarde. A abordagem médica não identificou problemas sistêmicos e a paciente busca no tratamento odontológico uma resposta às suas dores. Na anamnese, a paciente relata sensibilidade elevada ao pentear o cabelo e refere “torcicolos” frequentes. No exame clínico, a palpação dos músculos do pescoço e ombro detectou algumas áreas hipersensíveis ao toque.

Nesse caso, considere as assertivas abaixo.

I. O tratamento dos músculos mastigatórios, por meio do uso de plano de mordida posterior, é eficaz no alívio da dor da paciente

PORQUE

II. os pontos-gatilho presentes nos músculos cervicoespinhais são a origem do problema, ao provocar co-contração e consequente sensibilidade local nos músculos da mastigação.

Estabelecendo uma relação entre as asserções acima,

O exame clínico de rotina de paciente com 23 anos de idade, sexo feminino, mostra petéquias no palato mole e úvula. Na entrevista diagnóstica, o profissional pergunta sobre a presença de algum sintoma ou agravo à saúde e a paciente refere uma “virose”, iniciada há duas semanas, com febre moderada, fadiga, mal-estar e dor de garganta. Este quadro clínico é compatível com as manifestações bucais de

Após a extração do dente 48, que estava parcialmente retido, paciente com 19 anos de idade, sexo masculino, relata perda da sensibilidade no lado direito do lábio inferior e do queixo. Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Paciente de sexo masculino, de vinte e dois anos de idade, livre de cárie e doença periodontal, compareceu a serviço odontológico ambulatorial com queixa de fratura coronária total do dente 21 após acidente (cotovelada) durante jogo de futebol, com perda do fragmento. Como se tratava de dente vital, o serviço de urgência que o atendeu durante o final de semana acessou o canal, instrumentou 2/3, colocou curativo de hidróxido de cálcio e fechou o acesso com ionômero de vidro.

Antes da realização do procedimento descrito, foi constatado que o paciente apresentava linha de sorriso alta, fratura ao nível da crista óssea e remanescente radicular de 17 mm, dente 11 com coroa clínica de 9 mm e distância da junção cemento-esmalte à crista óssea de 2,5 mm, e faixa de gengiva queratinizada na região de 4 mm, com biótipo espesso.

Com base no caso clínico precedente, julgue os itens subsequentes.

Para a recuperação do espaço biológico, pode-se optar tanto pela cirurgia ressectiva quanto pela extrusão ortodôntica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis