Questões de Odontologia do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2018

Em avaliação odontológica clínica e radiográfica de um paciente em tratamento oncológico, o cirurgião-dentista indicou a exodontia do dente 36 previamente à radioterapia na região mandibular. Conforme exame radiográfico, o dente apresentava hipercementose.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Uma das possíveis consequências da hipercementose é a ocorrência da concrescência, caracterizada pela união secundária de duas ou mais raízes do mesmo dente ou de dentes diferentes.

A respeito da periodontite crônica e do tratamento odontológico em pacientes submetidos a tratamento oncológico, julgue os itens a seguir. A periodontite crônica tem como fator etiológico primário o cálculo dentário, que, além de ser revestido por uma superfície não mineralizada de biofilme e detritos bacterianos, é altamente retentivo.

A respeito da periodontite crônica e do tratamento odontológico em pacientes submetidos a tratamento oncológico, julgue os itens a seguir. Aos pacientes em tratamento oncológico que apresentam periodontite crônica o tratamento com terapia periodontal mecânica e controle do biofilme é recomendado anteriormente à radioterapia e à quimioterapia, embora não resulte na erradicação das bactérias periodontopatogênicas.

A respeito da periodontite crônica e do tratamento odontológico em pacientes submetidos a tratamento oncológico, julgue os itens a seguir. Na periodontite crônica, o Complexo Laranja da Pirâmide dos Cinco Complexos Microbianos descritos por Socransky promove condições favoráveis para a implantação do complexo vermelho, que, por sua vez, é formado por Tannerella forsythensis (antigo Bacteroides forsythus), Porphyromonas gingivalis e Treponema denticola.

A respeito da periodontite crônica e do tratamento odontológico em pacientes submetidos a tratamento oncológico, julgue os itens a seguir. Nos pacientes em tratamento oncológico, a periodontite crônica resulta de uma progressão linear da gengivite associada à placa bacteriana e modificada por fatores sistêmicos, sendo irreversível mediante a remoção mecânica e o controle do biofilme.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis