Questões de Odontologia do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2016

Um adolescente de 15 anos de idade procurou atendimento odontológico de rotina. Ao exame físico, notou-se a utilização de um piercing na língua. Durante a anamnese, o cirurgião-dentista identificou também quadro de bulimia. Ao exame clínico, observou-se gengivite e acúmulo de biofilme dental nas faces oclusais e interproximais. Com base no caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Em superfícies de fóssulas e fissuras, a utilização de selantes não têm recomendação de uso na adolescência, mesmo que identificado o risco de lesões cariosas em fóssulas e fissuras, pois a eficácia encontra-se reduzida, nessa faixa etária.

Um adolescente de 15 anos de idade procurou atendimento odontológico de rotina. Ao exame físico, notou-se a utilização de um piercing na língua. Durante a anamnese, o cirurgião-dentista identificou também quadro de bulimia. Ao exame clínico, observou-se gengivite e acúmulo de biofilme dental nas faces oclusais e interproximais. Com base no caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Para muitos indivíduos, a adolescência ainda é um período de alta atividade de cárie, sendo as lesões frequentemente associadas a fóssulas e fissuras.

A respeito do atendimento odontológico de uma criança de dois anos de idade, portadora de cárie da primeira infância, com uso de mamadeira noturna e hábito de sucção digital durante o sono, julgue os itens a seguir. Em crianças com idade inferior a três anos, qualquer sinal de lesão cariosa em superfície lisa é um indicativo da cárie em estágio avançado.

O diagnóstico de lesões de cárie dentária é uma das práticas mais frequentes na clínica odontológica, com o objetivo de detectar lesões de cárie precoce para, em seguida, fornecer o tratamento menos invasivo. O exame visual e táctil geralmente utilizado na detecção de cárie tem uma precisão limitada para identificação de lesões não cavitadas, especialmente nas proximais. Dentistas, portanto, usam regularmente exames adicionais para ajudar na detecção, sendo a radiografia interproximal (bitewing) provavelmente o mais frequente. Com base no exposto, no que se refere ao diagnóstico clínico e radiográfico de lesões de cárie, julgue os itens a seguir. O fato de a ponta da sonda exploradora se prender em uma fissura não é necessariamente indicativo de lesão cariosa. Outros fatores, como a dimensão da ponta do explorador, a pressão exercida pelo operador e a morfologia da fissura podem reter a ponta da sonda exploradora.

O diagnóstico de lesões de cárie dentária é uma das práticas mais frequentes na clínica odontológica, com o objetivo de detectar lesões de cárie precoce para, em seguida, fornecer o tratamento menos invasivo. O exame visual e táctil geralmente utilizado na detecção de cárie tem uma precisão limitada para identificação de lesões não cavitadas, especialmente nas proximais. Dentistas, portanto, usam regularmente exames adicionais para ajudar na detecção, sendo a radiografia interproximal (bitewing) provavelmente o mais frequente. Com base no exposto, no que se refere ao diagnóstico clínico e radiográfico de lesões de cárie, julgue os itens a seguir. Em adolescentes sem experiência anterior de cárie dentária está indicado o exame radiográfico a cada dois anos, com a finalidade de detecção de cárie oculta em molares permanentes, após avaliação profissional e identificação das situações de risco.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis