Questões de Odontologia do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2016

É importante a reflexão quanto à realidade epidemiológica brasileira visando à reorientação de futuras ações da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente. A seguir, há um quadro com o percentual de cárie não tratada e o percentual de participação do componente perdido (P), ambos referentes ao índice CPOD, para as faixas etárias de 5 anos, 12 anos, 15-19 anos, 35-44 anos e 65-74 anos de idade, nos levantamentos epidemiológicos nacionais após o ano 2000.

Com base nesses dados, julgue os itens a seguir.

Diversos estudos têm apontado que, apesar dos inegáveis avanços no controle da cárie dentária, ainda persiste um quadro de iniquidade na distribuição da doença. A cárie está mais presente entre aqueles de menor nível socioeconômico ou maior vulnerabilidade social, condições expressas, na maioria dos estudos, por piores condições de vida, escolaridade ou renda.

O Brasil Sorridente (Política Nacional de Saúde Bucal) visa garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, reunindo uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico público e gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica, atuando como referência e contrarreferência. Os CEO constituem a principal estratégia de atenção odontológica especializada no sistema público brasileiro, o que possibilitou aumento da oferta de especialidades que evitam a perda dental. Entretanto, esses serviços não podem ofertar as especialidades de implante dentário e ortodontia.

Segundo as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, a promoção de saúde bucal está inserida em um conceito amplo de saúde que transcende a dimensão meramente técnica do setor odontológico, integrando a saúde bucal às demais práticas de saúde coletiva. Ações de promoção incluem também trabalhar com abordagens acerca dos fatores de risco ou de proteção simultâneos tanto para doenças da cavidade bucal quanto para outros agravos (diabetes, hipertensão, obesidade, trauma e câncer), tais como políticas de alimentação saudável para reduzir o consumo de açúcares, abordagem comunitária para aumentar o autocuidado com a higiene corporal e bucal, política de eliminação do tabagismo e de redução de acidentes. As ações de proteção à saúde podem ser desenvolvidas no nível individual e (ou) coletivo. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir. Um dos principais objetivos da educação em saúde, com vistas ao empoderamento, é levar os sujeitos a maior autonomia. Deve estar presente em todas as atividades do sistema de saúde e ser uma atribuição exclusiva dos profissionais da saúde de nível médio.

Segundo as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, a promoção de saúde bucal está inserida em um conceito amplo de saúde que transcende a dimensão meramente técnica do setor odontológico, integrando a saúde bucal às demais práticas de saúde coletiva. Ações de promoção incluem também trabalhar com abordagens acerca dos fatores de risco ou de proteção simultâneos tanto para doenças da cavidade bucal quanto para outros agravos (diabetes, hipertensão, obesidade, trauma e câncer), tais como políticas de alimentação saudável para reduzir o consumo de açúcares, abordagem comunitária para aumentar o autocuidado com a higiene corporal e bucal, política de eliminação do tabagismo e de redução de acidentes. As ações de proteção à saúde podem ser desenvolvidas no nível individual e (ou) coletivo. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir. Em ações coletivas, a aplicação tópica de flúor é indicada para toda a população, independentemente do perfil epidemiológico, pois essa atividade visa à prevenção e ao controle da cárie, por meio da utilização de produtos fluorados (soluções para bochechos, gel fluoretado e verniz fluoretado).

Segundo as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, a promoção de saúde bucal está inserida em um conceito amplo de saúde que transcende a dimensão meramente técnica do setor odontológico, integrando a saúde bucal às demais práticas de saúde coletiva. Ações de promoção incluem também trabalhar com abordagens acerca dos fatores de risco ou de proteção simultâneos tanto para doenças da cavidade bucal quanto para outros agravos (diabetes, hipertensão, obesidade, trauma e câncer), tais como políticas de alimentação saudável para reduzir o consumo de açúcares, abordagem comunitária para aumentar o autocuidado com a higiene corporal e bucal, política de eliminação do tabagismo e de redução de acidentes. As ações de proteção à saúde podem ser desenvolvidas no nível individual e (ou) coletivo. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir. As ações de cunho coletivo estão entre as medidas que apresentam resultados mais efetivos para o controle das doenças bucais mais prevalentes. Entre elas, destacam-se a fluoretação das águas de abastecimento público, o uso de dentifrício fluoretado e ações de educação em saúde.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis