Questões de Odontologia do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2016

O Brasil Sorridente (Política Nacional de Saúde Bucal) visa garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, reunindo uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico público e gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. O processo de trabalho das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família deve-se fundamentar nos princípios da universalidade, equidade, integralidade da atenção, trabalho em equipe e interdisciplinar, foco de atuação centrado no território-família-comunidade, humanização da atenção, coordenação do cuidado, responsabilização e vínculo, estímulo à participação popular e controle social, planejamento e programação descentralizados (em consonância com a realidade local e necessidades identificadas junto à comunidade), avaliação e acompanhamento sistemático dos resultados alcançados.

Segundo as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, a promoção de saúde bucal está inserida em um conceito amplo de saúde que transcende a dimensão meramente técnica do setor odontológico, integrando a saúde bucal às demais práticas de saúde coletiva. Ações de promoção incluem também trabalhar com abordagens acerca dos fatores de risco ou de proteção simultâneos tanto para doenças da cavidade bucal quanto para outros agravos (diabetes, hipertensão, obesidade, trauma e câncer), tais como políticas de alimentação saudável para reduzir o consumo de açúcares, abordagem comunitária para aumentar o autocuidado com a higiene corporal e bucal, política de eliminação do tabagismo e de redução de acidentes. As ações de proteção à saúde podem ser desenvolvidas no nível individual e (ou) coletivo. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir. O Ministério da Saúde recomenda que a frequência da atividade coletiva de “escovação dental supervisionada direta” seja semestral, quadrimestral ou trimestral. Isso porque, até o presente, não há evidência científica da efetividade quando o intervalo de tempo é superior a 12 meses.

Determinado gestor acaba de assumir uma secretaria municipal de saúde e deparou-se com a necessidade de conhecer vários sistemas de informação que irão ajudá-lo a tomar decisões. A análise dessas informações geradas é fundamental para o correto mapeamento e diagnóstico situacional da população de certa área. Os dados que geram essas informações são originados, em geral, nos próprios serviços de saúde e em outras instâncias municipais ou estaduais. Considerando o exposto, julgue os itens a seguir. A informação não deve ter fim em si mesma, mas deve ser utilizada por todos os envolvidos na gestão, no planejamento e na avaliação dos serviços de saúde, dessa forma melhorando os níveis de saúde das populações. É importante o feedback para os profissionais que atendem o paciente e registram a informação, pois, só assim, ela será valorizada e aprimorada.

Determinado gestor acaba de assumir uma secretaria municipal de saúde e deparou-se com a necessidade de conhecer vários sistemas de informação que irão ajudá-lo a tomar decisões. A análise dessas informações geradas é fundamental para o correto mapeamento e diagnóstico situacional da população de certa área. Os dados que geram essas informações são originados, em geral, nos próprios serviços de saúde e em outras instâncias municipais ou estaduais. Considerando o exposto, julgue os itens a seguir. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), há, para saúde bucal, sistema de informação exclusivo para o registo de suas ações e atividades.

Determinado gestor acaba de assumir uma secretaria municipal de saúde e deparou-se com a necessidade de conhecer vários sistemas de informação que irão ajudá-lo a tomar decisões. A análise dessas informações geradas é fundamental para o correto mapeamento e diagnóstico situacional da população de certa área. Os dados que geram essas informações são originados, em geral, nos próprios serviços de saúde e em outras instâncias municipais ou estaduais. Considerando o exposto, julgue os itens a seguir. O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) faz o registro das informações em saúde de forma individualizada, permitindo, assim, o acompanhamento do histórico de atendimentos de cada usuário, assim como da produção de cada profissional, além de integrar diversos outros sistemas existentes na atenção básica, reduzindo a necessidade de registrar informações similares em mais de um instrumento (ficha/sistema).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis