Questões de Odontologia do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2015

#Questão 605429 - Odontologia, Geral, FCC, 2015, MPE/PB, Analista Ministerial

Atenção: Para responder às questões de números 30 e 31, considere as informações abaixo.

A mãe de paciente em idade escolar, sexo masculino, procura a autoridade policial queixando-se que dois dentes anteriores do arco superior foram extraídos do paciente, sem a sua prévia autorização. Em sua defesa, o cirurgião-dentista afirmou tratar-se de dentes decíduos com ampla destruição e sem possibilidade de tratamento restaurador. O exame radiográfico mostra que, à exceção do terceiro molar, todos os dentes apresentam a coroa completa e apenas os incisivos centrais permanentes inferiores apresentam a raiz completa.

Por solicitação do Sistema Judiciário, é necessária a atuação do

#Questão 605430 - Odontologia, Geral, FCC, 2015, MPE/PB, Analista Ministerial

Atenção: Para responder às questões de números 21 a 24, considere as informações abaixo.

Paciente com 42 anos de idade, sexo masculino, apresenta diabetes mellitus Tipo 2 e tem indicação para pulpectomia do dente 36.

Decorridos quatro dias da realização do procedimento odontológico, o paciente referiu insensibilidade persistente na região anestesiada e deu entrada em um processo contra o cirurgião-dentista junto ao Conselho Regional de Odontologia. A perícia deve

O cirurgião dentista realiza o agendamento de um paciente para a realização de tratamento endodôntico no elemento 35, cujo acesso endodôntico foi realizado uma semana antes. Na ocasião, o elemento dentário apresentava polpa necrosada, sem sinais de absesso agudo e, apesar de a sintomatologia dolorosa que o paciente apresentava ter sido reduzida após o procedimento de acesso dos canais radiculares, o paciente relata, por telefone, que ainda apresenta intensa dor à percussão no elemento dentário. O cirurgião dentista, portanto, preocupa-se com a possibilidade de o paciente apresentar dor pós operatória após a sessão de preparo químico-mecânico dos canais radiculares.

Considerando que o paciente não relata alergia a nenhum medicamento, a prescrição pré-operatória mais adequada nesse caso é:

Dos antibióticos indicados para tratamento das doenças periodontais, aquele que possui atividade anticolagenase, inibindo a destruição tecidual e auxiliando a regeneração óssea é:

Hábitos orais parafuncionais são uma das causas de maloclusões em crianças e adolescentes. Pacientes apresentando palato profundo, mordida cruzada posterior esquelética e características faciais incluindo rosto alongado e estreito, olhos caídos, olheiras profundas, sulcos genianos marcados, lábios entreabertos, hipotônicos e ressecados, e sulco nasolabial profundo possuem como fator etiológico para a sua maloclusão a(os):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis