Questões de Odontologia do ano 2013

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2013

Paciente do sexo feminino, com 10 anos de idade, apresenta o esmalte dos incisivos superiores com uma linha horizontal contínua e irregular, depressões de 1mm de profundidade e retenção de biofilme na coroa dental. Durante a anamnese a mãe relata que a filha, aos 9 meses, foi acometida por uma otite que a deixou bastante debilitada. Informa não existirem casos de lesões dentais semelhantes na família. O provável diagnóstico e tratamento mais apropriado para esse defeito são, respectivamente,

Paciente do sexo masculino, com 4 anos de idade, sofre uma queda atingindo o dente 61. Imediatamente após o trauma, o dente mostrou-se com pequena mobilidade que desapareceu após 2 semanas. Decorridos aproximadamente 2 meses, o dente apresentou escurecimento coronário e a mãe levou a criança ao consultório odontológico. O exame clínico não mostrou mobilidade, presença de fratura, sensibilidade à percussão ou alterações nos tecidos moles. O exame radiográfico não evidenciou lesão periapical, somente uma diminuição do volume da câmara pulpar e conduto radicular. O tratamento mais indicado é:

A fluorose dental é um efeito sistêmico da absorção do íon flúor. O grau de fluorose nos dentes dependerá da concentração de flúor no sangue, a qual depende da dose de ingestão diária e da exposição prévia a fluoreto. A idade em que essa exposição crônica mais pode produzir fluorose na dentição permanente é:

As lesões traumáticas na dentição decídua podem provocar sequelas no dente permanente sucessor em virtude da relação anatômica entre as duas dentições e dependerá do grau de severidade do trauma. É considerada sequela de trauma no dente permanente como consequência de trauma na dentição decídua:

Paciente do sexo feminino, com 4 anos de idade, necessita submeter-se à extração do dente 62 devido a um traumatismo dentoalveolar que resultou em grande fratura longitudinal da raiz. A criança é portadora de uma alteração cardíaca que é classificada como alto risco para desenvolvimento de endocardite bacteriana e não é alérgica a medicamentos. O cirurgião dentista deve

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis