Questões de Odontologia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2012

Paciente de 20 anos de idade compareceu ao consultório dentário queixando-se de dor ao mastigar. Na região posterior de sua boca, era possível observar erupção parcial nos molares inferiores. O exame radiográfico mostrou que os terceiros molares inferiores do paciente localizavam-se parcialmente no ramo da mandíbula. Nada mais que merecesse registro foi observado no exame. Nesse caso, a conduta clínica mais indicada consiste em

Assinale a correta:

Em relação ao uso de fluoretos em crianças, analise as assertivas abaixo.

I. Alta prevalência de fluorose ocorre nos dentes molares e o efeito do íon flúor na fluorose ocorre depois da erupção, durante a maturação do esmalte.

II. Crianças que vivem em região de água fluoretada podem apresentar fluorose, nos graus muito leve e leve, mesmo que não usem dentifrício fluoretado. Portanto, o uso de dentifrício não fluoretado não elimina o risco de a criança ter fluorose.

III. Na idade em que os dentes pré-molares estão sofrendo maturação, as crianças não ingerem involuntariamente grande quantidade de creme dental toda vez que escovam os dentes porque já desenvolveram reflexo de cuspir. Também apresentam maior peso e, portanto, a mesma quantidade de fluoreto ingerida as submete a menor dose sistêmica.

É correto o que se afirma em

Analise as informações abaixo sobre a cárie dentária e marque a alternativa correta:

#Questão 192631 - Odontologia, Cariologia, CESPE / CEBRASPE, 2012, FUB, Médico Multiprofissional em Odontologia

A presença do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar oncológica é importante na prevenção de complicações. É importante realizar o exame físico extra e intrabucal e intervenções odontológicas antes do início do tratamento oncológico e no controle dos efeitos colaterais bucais agudos da quimioterapia e da radioterapia. Considerando que, em pacientes que são acompanhados por essa equipe, o tratamento odontológico eletivo deve ser realizado somente em condições clínicas e laboratoriais favoráveis, julgue os itens que se seguem.

A xerostomia não agrava a presença de lesões cavitadas de cárie, e, devido ao fato de essas lesões não representarem fonte de infecção sistêmica, seu tratamento pode ser adiado para depois do término do tratamento oncológico, quando o paciente sentir-se mais confortável para tal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis