Questões de Odontologia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2012

#Questão 187540 - Odontologia, Estomatologia, CESPE / CEBRASPE, 2012, FUB, Médico Multiprofissional em Odontologia

Tendo em vista que o preparo odontológico do paciente, sempre que possível, não deve interferir no tratamento oncológico, mas, ao contrário, deve contribuir para esse tratamento e se adequar a ele, julgue os itens seguintes, relativos aos efeitos colaterais da aplicação de quimioterapia e radioterapia em portadores de neoplasias.

As infecções herpéticas são as lesões virais mais comuns em pacientes com neoplasia maligna. Essas lesões ficam, nesses casos, confinadas à mucosa queratinizada.

#Questão 187542 - Odontologia, Estomatologia, CESPE / CEBRASPE, 2012, FUB, Médico Multiprofissional em Odontologia

A presença do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar oncológica é importante na prevenção de complicações. É importante realizar o exame físico extra e intrabucal e intervenções odontológicas antes do início do tratamento oncológico e no controle dos efeitos colaterais bucais agudos da quimioterapia e da radioterapia. Considerando que, em pacientes que são acompanhados por essa equipe, o tratamento odontológico eletivo deve ser realizado somente em condições clínicas e laboratoriais favoráveis, julgue os itens que se seguem.

Quando o paciente é submetido à radioterapia na região de cabeça e pescoço, o amálgama desenvolve reação liquenoide por contato, envolvendo a mucosa diretamente em contato com o amálgama dentário.

Paciente com 23 anos do sexo feminino com sintomatologia à 12 meses procura a clínica com volume de grandes proporções na região posterior da maxila, com consistência óssea e causando assimetria facial.Na radiografia apresenta alteração do padrão ósseo normal, com bordas pouco definidas e aspecto de vidro despolido, não havendo reabsorção das raízes dos dentes. Qual diagnóstico provável.

Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Paciente com 46 anos de idade, sexo feminino, relata o aparecimento repentino de bolhas na boca, que se romperam, formando lesões extremamente dolorosas. O exame clínico mostra a presença de ulcerações generalizadas na mucosa jugal, extensas e rasas, além de sialorreia. Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis