Questões de Odontologia do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2011

Analise as afirmações relacionadas aos cistos e tumores odontogênicos.

I- A reabsorção das raízes adjacentes irrompidos é mais comum com o ceratocisto odontogênico do que com cisto dentígero.

II- O tumor odontogênico adenomatóide está classificado como um tumor de epitélio odontogênico sem ectomesênquima odontogênico.

III- O cisto gengival do adulto é mais comum em pacientes na 5ª e 6ª década de vida e quase sempre localizado na mucosa alveolar ou gengival vestibular.

IV- No ameloblastoma tipo desmoplásico, células colunares periféricas semelhantes a ameloblastos são evidentes nas ilhas epiteliais.

V- O ameloblastoma é um tumor odontogênico de maior significado clínico e, excluindo os odontomas, sua frequência é relativamente igual à dos outros tumores odontogênicos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Tendo em vista o diagnóstico do câncer bucal, algumas condições são consideradas ideais para a realização da biópsia, EXCETO:

Considere as afirmações abaixo.

Existe um risco menor de câncer bucal entre tabagistas que usam próteses mal-ajustadas ou que apresentam úlceras na mucosa bucal

PORQUE

além da ação das substâncias cancerígenas, a exposição contínua ao calor desprendido pela combustão do fumo potencializa as agressões sobre a mucosa da cavidade bucal.

Assinale a alternativa correta.

Em paciente com 15 anos de idade, sexo masculino, exame radiográfico de rotina mostra o dente 37 impactado. Observa-se nesta região uma área radiolúcida de forma arredondada, com algumas áreas calcificadas cuja radiopacidade assemelha-se à do esmalte. As margens são bem delineadas, com uma cortical fina. Não há relato de dor ou outros sintomas, apenas uma discreta expansão alveolar. Este quadro é compatível com o diagnóstico de

Paciente com 10 anos de idade, sexo feminino, é trazida pela mãe ao consultório, que refere mal-estar iniciado há três dias, com redução do apetite e febre de 39 °C. Observa-se linfoadenopatia dolorosa das cadeias cervicais. O exame intrabucal mostra úlceras múltiplas não endurecidas e bem delimitadas na mucosa labial e jugal. Este quadro é compatível com o diagnóstico de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis