Questões de Odontologia do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2011

Acerca de procedimentos ortodônticos e eventos biológicos durante a movimentação dentária induzida como resposta ao estímulo representado pelas forças aplicadas via aparelho ortodôntico, julgue os itens subsequentes.

A remodelação óssea é imprescindível para o movimento ortodôntico, entretanto sua atuação na remoção da pressão sobre o ligamento periodontal dissipa as forças incidentes sobre os dentes, o que provoca estresses funcional e mecânico e impede a liberação de mediadores químicos para a movimentação dentária.

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e problemas odontológicos.

O esmalte é um sólido microporoso que, em condição de desmineralização, se torna mais poroso, o que altera a sua propriedade óptica, de tal forma que a luz se dissipa ao incidir sobre ele.

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e problemas odontológicos.

O sistema regulador promove a autorremoção dos ácidos da placa por meio do sistema tampão ácido da saliva, mas a desmineralização ocorre enquanto o pH da placa permanece ácido, sendo o fluido da placa menos saturado que o mineral do dente.

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e problemas odontológicos.

A saliva dilui os produtos ácidos produzidos pelas bactérias e auxilia na digestão por meio da enzima amilase, responsável pela quebra das moléculas dos alimentos.

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e problemas odontológicos.

Ao secar-se uma superfície dental descalcificada, de tal forma que os espaços intercristalinos sejam preenchidos por ar, verifica-se grande diferença entre o índice de refração do espaço preenchido com a hidroxiapatita e o dos espaços vazios, o que se deve ao fato de o tecido descalcificado perder sua translucidez e, consequentemente, parecer opaco ao exame clínico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis