Questões de Odontologia do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2010

#Questão 604434 - Odontologia, Ortodontia, CESPE / CEBRASPE, 2010, Não Classificadas, Médico Residente Multiprofissional

Uma paciente de 40 anos de idade procurou tratamento queixando-se de boca seca e do aspecto geral do seu sorriso que a deixava com ar mais envelhecido. O exame clínico revelou ausência dos molares superiores e inferiores. Nos pré-molares superiores tinham restaurações de amálgama oclusais enegrecidas e muito porosas. Os caninos superiores estavam hígidos, mas ligeiramente extruídos e vestibularizados. Os dentes anteriores superiores apresentavam múltiplas restaurações de cor alterada e desgaste incisal acentuado. Os incisivos e caninos inferiores estavam hígidos. Os pré-molares inferiores estavam ligeiramente distalizados, sem restaurações. O exame radiográfico não mostrou alterações periapicais ou periodontais. Na anamnese, a paciente relatou o uso de medicações para controle da hipertensão.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Antes da reabilitação oral, é imprescindível que a paciente se submeta a correção ortodôntica.

Considerando que um paciente com câncer de próstata metastático, tratado com bifosfonato por via endovenosa, apresente quadro clínico de exposição óssea na maxila, queixando-se de dor e desconforto, além de descarga purulenta, julgue os itens que se seguem. A contaminação microbiana secundária não interfere no desenvolvimento desse quadro clínico.

Julgue os itens a seguir quanto à promoção de saúde bucal. O biofilme dentário representa risco para a saúde bucal quando há desequilíbrio da microbiota residente na cavidade bucal, o que propicia a predominância de determinados microrganismos patogênicos.

Considerando que o biofilme subgengival de adultos compõe-se de complexos microbianos sequenciais no que se refere à sua instalação, julgue os itens a seguir. O complexo laranja compõe-se de Estreptococos mutans, Porfiromonas gingivalis e Fusobacterium nucleatum.

Considerando que o biofilme subgengival de adultos compõe-se de complexos microbianos sequenciais no que se refere à sua instalação, julgue os itens a seguir. Os complexos amarelo, azul, verde e violeta são constituídos por bactérias capazes de aderir à superfície dentária.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis