Questões de Odontologia do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2008

Acerca da histopatologia da polpa dental, julgue os itens a seguir.

Os odontoblastos são células pós-mitóticas ectomesenquimais responsáveis pela síntese e secreção de colágeno Tipo II.

Um paciente com 10 anos de idade, após sofrer acidente durante jogo de futebol, procurou atendimento odontológico, queixando-se de dor na região ântero-superior e apresentando edema labial e fratura coronária dos dentes 11 e 21. A fratura do dente 21, no terço médio, envolvia os dois ângulos e apresentava mobilidade leve, sem sinais de deslocamento dentário. O dente 11 apresentava fratura do ângulo mesial, envolvendo mais esmalte que dentina, e não apresentava mobilidade. O teste de vitalidade foi positivo nos dois dentes. Os demais dentes apresentavam vitalidade positiva e não havia sinais clínicos de fratura ou mobilidade. O exame radiográfico revelou que a fratura do dente 21 era muito próxima da polpa coronária e não havia imagem compatível com fratura radicular ou mesmo deslocamento da raiz. No dente 11, havia evidência de traço oblíquo sugestivo de fratura radicular no terço cervical, sem deslocamento radicular ou coronário.

 

Com referência ao quadro clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.

O dente 11 deve ter o canal imediatamente tratado.

Um paciente com 14 anos de idade, procurou atendimento odontológico após sofrer queda, queixando-se de dor na região ântero-superior, edema e sangramento no lábio superior, mobilidade dentária nos dentes incisivos superiores e fratura coronária dos dentes 21 e 22. No exame clínico, foi observado que havia ocorrido corte profundo do lábio superior na parte interna e que o sangramento era proveniente desse ferimento. A fratura do dente 21 era no terço médio, envolvendo os dois ângulos e mobilidade leve, sem sinais de deslocamento dentário. O dente 22 apresentou fratura do ângulo mesial, envolvendo esmalte e dentina, mas sem mobilidade. Os demais dentes não apresentaram sinais clínicos de fratura ou mobilidade. O exame radiográfico revelou que a fratura do dente 21 atingiu o terço médio da coroa e não havia imagem compatível com fratura radicular ou mesmo deslocamento da raiz. No dente 22, também não havia evidência de fratura radicular ou deslocamento. Entretanto, no dente 11, foi observada linha de fratura transversal na altura do terço médio, sem deslocamento de fragmentos.

 

Frente ao quadro acima descrito, julgue os itens que se seguem, acerca da conduta clínica a ser seguida.

Os dentes 11 e 21 devem ser submetidos a terapia endodôntica assim que o edema do lábio desaparecer.

Com respeito a emergências médicas em consultório odontológico, julgue os próximos itens.

Em caso de parada cardiorrespiratória, a ressuscitação cardiopulmonar deve ser iniciada ainda com o paciente na cadeira odontológica.

Em relação à emergência médica no consultório odontológico, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis