Questões de Odontologia do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2007

As lesões de cárie oclusal em esmalte são de difícil diagnóstico. A variação na profundidade e anatomia dos sulcos, a pigmentação natural de fóssulas profundas, a impossibilidade de visualização nos exames radiográficos e mesmo a variabilidade de critérios diagnósticos que limitam o profissional tornam a concordância ideal difícil de ser alcançada. Levando em consideração essas premissas, julgue os itens que se seguem.

A sondagem é o método diagnóstico mais recomendado, pois permite ao profissional detectar a dureza do tecido.

Um paciente do sexo masculino, com 15 anos de idade, apresenta, no exame clínico, oclusão normal, ausência dos incisivos laterais superiores, sem história de perda dentária, dentes permanentes sem cavitações aparentes, mas com presença de lesões de mancha branca nas vertentes das fissuras dos segundos molares inferiores. Apresenta, ainda, áreas de desgaste nas superfícies vestibulares dos incisivos centrais, sem exposição dentinária. O exame radiográfico mostrou ausência dos incisivos laterais superiores e, nos segundos molares, áreas radiolúcidas na altura da fossa central, comprometendo o terço externo da dentina.

Com referência a esse quadro clínico, bem como ao diagnóstico e às possibilidades de tratamento mais adequado, julgue os itens que se seguem.

As manchas brancas das fissuras oclusais são decorrentes de fluorose leve.

A amamentação noturna pode ser associada à elevada prevalência de cárie, porque:

Em relação à cárie de mamadeira, analise as afirmativas a seguir:

I - Pacientes acometidos pela cárie de mamadeira devem ser tratados primeiramente com o emprego de resinas compostas.
II - Uma das principais características observadas no quadro clínico da cárie de mamadeira, é a presença de lesões cariosas nos incisivos inferiores decíduos.
III - O sucesso do tratamento da cárie de mamadeira depende da cooperação dos pais.

Assinale:

Em relação a progressão da lesão de cárie dentária em esmalte, analise as afirmativas a seguir:

I- O primeiro sinal clínico da cárie caracteriza-se pela perda de translucidez do esmalte que adquire o aspecto de uma mancha branca.
II- Clinicamente não se evidencia cavitação nas manchas brancas ativas, sendo que o maior grau de desmineralização ocorre em um nível sub-superficial.
III- Microscopicamente a lesão de esmalte apresenta-se dividida em quatro zonas distintas. De fora para dentro podem ser observadas, em seqüência: (1) zona superficial, (2) corpo da lesão, (3) zona escura e (4) zona transparente.

Assinale:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis