Questões de Odontologia do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2005

#Questão 191739 - Odontologia, Dentística, FCC, 2005, TRE RN, Analista Judiciário

No preparo cavitário, o acabamento das paredes de esmalte e o respectivo material restaurador são:

#Questão 191741 - Odontologia, Dentística, FCC, 2005, TRE RN, Analista Judiciário

As cerâmicas consideradas ácido-resistentes são aquelas que têm como característica sofrer pouca ou nenhuma degradação superficial pelo ácido fluorídrico, possibilitando limitada união micromecânica. Constituem exemplos desta categoria, as cerâmicas

#Questão 191743 - Odontologia, Dentística, FCC, 2005, TRE RN, Analista Judiciário

Durante o preparo cavitário do segundo molar superior esquerdo, em um paciente de 9 anos de idade, ocorreu uma exposição acidental da polpa. A área exposta encontra-se isenta de dentina cariada, a hemorragia é discreta e o paciente não apresenta histórico de dor espontânea. O procedimento recomendado é:

Considere as afirmativas abaixo sobre restaurações de amálgama e assinale com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s).

( ) São finalidades do acabamento e polimento da restauração: aumentar a resistência do amálgama à corrosão e diminuir o índice de fraturas de bordas.

( ) O acabamento e polimento podem ser feitos 10 (dez) horas após a execução da restauração, pois o amálgama já terá alcançado elevado grau de cristalização.

( ) A brunidura da restauração, pós-escultura, tem como um dos seus objetivos diminuir o conteúdo de mercúrio residual nas bordas da restauração

( ) O preparo cavitário de classe I em amálgama pode ter ângulos internos tanto arredondados quan-to vivos.

( ) Nos preparos cavitários de classe II, a direção da parede de esmalte vestibular da caixa proximal, vista ocluso-gengivalmente, deverá ser paralela à direção dos prismas de esmalte, o que proporcio-nará um ângulo de 90° da parede de amálgama com a margem cavitária.

Assinale a alternativa que mostra a seqüência CORRETA das afirmativas, de cima para baixo.

Em relação ao processo de adesão dental, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) afirmativa(s) falsa(s).

( ) Após o condicionamento ácido dentinário, caso a superfície da dentina seja desidratada com jato de ar, haverá um colapso das fibrilas de colágeno desta região. Para obter a expansão desta rede de fibrilas, basta o profissional reumedecer a dentina pelo mesmo tempo que levou para desidratá-la.

( ) Os solventes utilizados nos Primers dos sistemas adesivos (acetona ou etanol) se misturam rapida-mente à água da superfície da dentina, aumentando sua ?pressão de vapor?, favorecendo sua eva-poração e possibilitando que as fibrilas de colágeno sejam envolvidas por monômeros resinosos.

( ) Após a exposição da rede de fibrilas colágenas da dentina por meio de condicionamento ácido, caso esta camada seja desidratada somente com jatos de ar haverá o colapso das fibrilas e perda significativa dos espaços interfibrilares. A desidratação pode ser obtida mediante aplicação de um composto com solvente orgânico e monômeros hidrofílicos, mantendo-se parcialmente a expansão da rede dos espaços interfibrilares.

( ) A utilização da carga nas resinas fluidas (adesivos) diminui sua contração de polimerização e au-menta o seu módulo de elasticidade, o que pode contribuir para o relaxamento das tensões induzi-das durante a contração de polimerização das resinas compostas, funcionando como amortecedor de tensões.

( ) Em pacientes idosos, no processo de adesão dentinária, obtém-se camadas híbridas mais espes-sas, quando comparadas às obtidas em pacientes jovens, conseguindo-se comparativamente me-lhores resultados de adesão dentinária.

Assinale a alternativa que mostra a seqüência CORRETA das afirmativas, de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis