Questões de Odontologia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2004

Julgue os itens a seguir, relativos à radiologia da área bucomaxilofacial.

A displasia dentinária do tipo 1, conhecida como dentes fantasmas, é uma anormalidade do desenvolvimento em um dente com efeitos adversos extensivos à formação do esmalte, dentina e polpa, podendo estar associada a algumas síndromes, alterações neurais e malformações vasculares. Pode afetar ambas as dentições, dificultando o irrompimento do dente. Radiograficamente, os dentes alterados mostram esmalte extremamente delgado e a dentina que circunda a polpa apresenta radiolucidez aumentada, resultando em uma pálida imagem. As polpas aumentadas freqüentemente mostram um ou mais cálculos proeminentes.

Julgue os itens a seguir, relativos à radiologia da área bucomaxilofacial.

O cisto radicular é originado da evolução de uma lesão periapical crônica, chamada de granuloma periapical, pela proliferação dos restos epiteliais odontogênicos — restos epiteliais de Malassez. Sua imagem radiográfica é de uma radiotransparência circular ou ovóide, associada ao ápice de um dente e contígua com sua lâmina dura. O diagnóstico diferencial deve incluir o granuloma periapical e um defeito cirúrgico cicatricial. A borda esclerótica ao seu redor é sinal patognomônico do cisto radicular.

Julgue os itens a seguir, relativos à radiologia da área bucomaxilofacial.

A geminação dentária é definida radiograficamente como um único dente aumentado, ou dente unido (duplo), em que a contagem do número de dentes é normal. A fusão é definida como um único dente aumentado, ou dente duplo, em que a contagem do número de dentes revela um dente ausente. A concrescência é a união de dois dentes adjacentes somente pelo cemento, sem confluência da dentina subjacente, diferentemente da fusão e da geminação.

Julgue os itens a seguir, relativos à radiologia da área bucomaxilofacial.

A destruição dos dentes também pode ocorrer pela reabsorção, realizada pelas células localizadas na polpa dental — reabsorção interna — ou no ligamento periodontal — reabsorção externa. A reabsorção interna geralmente se apresenta como uma imagem radiotransparente, assimétrica, de limites imprecisos, na câmara pulpar ou no canal radicular. Uma das principais causas desse tipo de reabsorção é a clareação dentária.

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Lesões radiotransparentes nos ápices dos incisivos centrais inferiores de uma mulher negra de 35 anos motivaram uma abordagem endodôntica e, posteriormente, cirúrgica (apicetomia). Os dentes estavam livres de cárie e não havia relato de trauma na região. Nessa situação, conclui-se que a conduta foi correta, pois certamente tratava-se de displasia cementária periapical.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis