Questões de Odontologia do ano 0000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 0000

Qual dessas medicações isoladamente não é causa comum de disfunção hemorrágica adquirida?

Qual das seguintes doenças não é considerada fator de risco de hemorragias graves durante e após exodontias?

O sucesso do tratamento endodôntico está diretamente ligado ao conhecimento da anatomia da cavidade pulpar e suas variações. Considere as afirmações abaixo.

I O canal cavo-interradicular encontra-se no assoalho da câmara pulpar, saindo deste e percorrendo a dentina inter-radicular até alcançar o ligamento periodontal em nível de furca.

II A presença do canal cavo-interradicular é um fator de manifestação clínico-patológica, como rarefação óssea, envolvendo a estrutura periodontal na região de furca de dentes multirradiculares.

III O inciso central inferior, por seu achatamento no sentido vestíbulolingual, não raro, pode apresentar dois canais radiculares.

IV O ombro lingual do incisivo central inferior (quando há presença de dois canais) deve ser removido totalmente para não ocultar a entrada do canal lingual.

V Como conduta radiográfica, recomenda-se a variação da angulagem horizontal para mesio ou distorradial para detecção da presença do segundo canal no incisivo central inferior.

Estão corretas as afirmações:

Paciente do sexo feminino, com 18 anos de idade, dirigiu-se à Clínica Odontológica para tratamento do elemento dentário 36. Relata dor aguda provocada por compressão de alimentos durante a mastigação por vezes com episódios de sangramento, localizada de curta duração, com episódios de exacerbações agudas, positiva ao teste térmico. O exame radiográfico sugere uma comunicação direta da câmara pulpar com a cavidade cárie. Há presença de proliferação de tecido de granulação ao nível da exposição pulpar preenchendo toda a cavidade de cárie, chegando a articular-se com o dente antagonista. Com base nas informações acima, esse quadro sugere o diagnóstico de:

Considere as informações abaixo sobre a correta execução de todas as etapas da terapia endodôntica, que vão desde o diagnóstico até sua proservação.

I Para obtenção do diagnóstico, deve-se realizar a avaliação clínica através do exame clínico, anamnese, inspeção dentária, percussão, palpação, sondagem, teste de sensibilidade pulpar, sendo a avaliação radiográfica um recurso dispensável para atingir o diagnóstico preciso.

II O isolamento absoluto do campo operatório é manobra indispensável no tratamento endodôntico. Tem como objetivo a criação de uma barreira garantindo condições assépticas, evita deglutição de instrumentos e protege os tecidos moles da ação de substâncias químicas irritantes, o protocolo preciso e seguro aponta o uso de recursos auxiliares como etil-cianocrilato e barreiras fotopolimerizáveis como Topdam, Gengival barrier e Protetion gengival para vedar o espaço entre dente-lençol-grampo.

III O preparo químico-mecânico tem como objetivo modelagem e sanificação, incidindo diretamente na limpeza e desinfecção. O EDTA (substância quelante) age no aumento da permeabilidade dentinária - túbulos dentinários expostos, remoção do magma e consequentemente aumento na adesividade do material obturador às paredes do canal radicular, além de melhorar a ação das medicações intra-canal no complexo sistema de canais radiculares. Deve ser, portanto, utilizado somente antes da colocação da medicação intracanal.

IV No momento ideal para a obturação do canal radicular, este deve se apresentar, após instrumentação do sistema de canais radiculares, seco, com ausência de mobilidade, assintomático (silêncio clínico), sem odor, sem fístula e sem edema.

Estão corretas as afirmações:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis