Questões de Nutrição da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição da FUNDATEC

Os riscos relacionados à contaminação dos alimentos são inerentes durante a manipulação e exposição dos alimentos, podendo, por ventura, acontecer surtos. Uma vez que o surto é identificado, de quem será a responsabilidade da investigação epidemiológica?

As boas práticas na manipulação dos alimentos têm como objetivo reduzir riscos de contaminação dos alimentos, podendo esses contaminantes serem de origem biológica, física ou química. Contudo, as doenças transmitidas por alimentos podem ser causadas por bactérias, vírus e/ou parasitas. Qual alternativa apresenta um exemplo de cada tipo de contaminação, respectivamente?

Conforme o Código de Ética do Nutricionista, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Orientação nutricional e acompanhamento podem ser realizados de forma não presencial.
( ) É direito do nutricionista atribuir a nutrientes, alimentos, produtos alimentícios, suplementos nutricionais e fitoterápicos propriedades ou benefícios à saúde que não possuam.
( ) É dever do nutricionista respeitar os limites do seu campo de atuação, sem exercer atividades privativas de outros profissionais.
( ) O nutricionista pode informar aos indivíduos ou coletividades, em caso de saída ou mudança de um serviço ou instituição para outro local, da mesma natureza ou não.
( ) Ao divulgar orientações e procedimentos específicos para determinados indivíduos ou coletividades, o nutricionista deve informar que os resultados podem ocorrer da mesma forma para todos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O controle e registro dentro do ambiente de manipulação de alimentos são imprescindíveis para minimizar possíveis riscos de contaminação, garantindo, assim, a segurança dos alimentos produzidos. Segundo a RDC 216 de 2004, qual é o período mínimo que os registros devem ser mantidos após a produção dos alimentos?

A avaliação nutricional em crianças menores de 5 anos de idade pode indicar deficiências e excessos precoces e tardios, sendo possíveis de identificação através de indicadores antropométricos. Conhecendo os indicadores de crianças menores de 5 anos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. IMC para idade. 2. Peso para idade. 3. Estatura para idade. 4. Peso para estatura.
Coluna 2 ( ) Expressa a relação existente entre a massa corporal e a idade. Esse índice é amplamente utilizado para avaliar a desnutrição, porém o déficit de peso para a idade observado pontualmente não determina se o quadro é recente ou de longo prazo. ( ) Expressa a harmonia entre as dimensões de massa corporal e altura/comprimento. Mostra tanto o excesso quanto o déficit de peso para determinada estatura, sendo sensível às alterações nas variáveis que o compõem. ( ) Expressa a relação entre a massa corporal (em quilos) e o comprimento/altura (em metros), sendo utilizado, principalmente, para identificar o excesso de peso. ( ) Indica o crescimento linear, apresentando-se como o índice que reflete os efeitos cumulativos da situação de saúde e nutrição em longo prazo, ou seja, o déficit nesse índice deve ser interpretado como uma condição crônica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis