Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o modelo de reorganização da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Para aumentar a abrangência de suas ações, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), formado por profissionais de diversas especialidades, cujas ações são baseadas nos conceitos de Apoio Matricial e Equipe de Referência. O Apoio Matricial e Equipe de Referência são exemplos de conceitos incorporados às políticas públicas, especificamente à Política de Atenção Básica (PNAB), conceitos esses que modificaram as relações entre os profissionais e destes com os usuários dos serviços de saúde. As diferentes concepções de cada profissional da equipe sobre o processo de trabalho e sobre estes conceitos irão influenciar diretamente à execução e a viabilidade dessa proposta. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um exemplo de apoio matricial em alimentação e nutrição:

A alimentação e nutrição estão presentes na legislação recente do Estado Brasileiro, com destaque para a Lei 8.080, de 19/09/1990, que entende a alimentação como um fator condicionante e determinante da saúde e que as ações de alimentação e nutrição devem ser desempenhadas de forma transversal às ações de saúde, em caráter complementar e com formulação, execução e avaliação dentro das atividades e responsabilidades do sistema de saúde. São ações de atenção nutricional realizada no âmbito do SUS, EXCETO:  

 O objetivo principal das políticas de prevenção deve ser possibilitar aos indivíduos e às comunidades a apropriação do conhecimento sobre o processo saúdedoença, incluindo fatores de risco e de proteção à saúde, assim como empoderá-los a fazer opções saudáveis apoiadas na conquista de sua autonomia. O planejamento estratégico deve considerar o contexto físico, social, cultural e econômico, assim como os modos de vida da comunidade para que as ações sejam efetivas e tenham sentido aos acontecimentos e situações do cotidiano que orientam as ações individuais. Existem três níveis estratégicos de organização que devem ser considerados para que a prevenção e o controle da obesidade sejam efetivos, são eles:âmbito macro (macropolíticas); âmbito meso (organizações de saúde e da comunidade) e âmbito micro (equipes de saúde e usuários do SUS). Quais ações que cabem em cada um desses níveis? 

 A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. Um ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF) composta por, no mínimo: 

 As práticas alimentares dos grupos sociais, que incluem também os sentidos e significados atribuídos aos alimentos e à alimentação, são parte da diversidade entre lugares e territórios. A situação alimentar e nutricional decorrente destas práticas exerce influência direta na saúde e no adoecimento dos indivíduos, suas famílias e comunidades. Trata-se de uma questão complexa que envolve muito mais que os aspectos biológicos, mas também aspectos sociais, econômicos, culturais e subjetivos, e que, portanto, exige atuação interdisciplinar e multiprofissional. Em relação as ações do nutricionista no Núcleo de Apoio à Saúde da Família é correto afirmar:


I. Conhecer e estimular a produção e o consumo dos alimentos saudáveis produzidos regionalmente.

II. Promover a articulação intersetorial para viabilizar o cultivo de hortas e pomares comunitários.

III. Capacitar equipe de saúde da família e participar de ações vinculadas aos programas de controle e prevenção dos distúrbios nutricionais, como carências por micronutrientes, sobrepeso, obesidade, doenças crônicas não transmissíveis e desnutrição.

IV. Elaborar em conjunto com as equipes de saúde da família, rotinas de atenção nutricional e atendimento para doenças relacionadas à Alimentação e Nutrição, de acordo com protocolos de atenção básica, organizando a referência e a contrarreferência do atendimento.


Assinale a sequência correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis