Questões sobre Nutrição e Dietética nos Ciclos de Vida

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nutrição e Dietética nos Ciclos de Vida

Durante uma visita domiciliar realizada na residência de M.A, sexo feminino, 75 anos, o médico assistente notou que seu marido, 78 anos apresentava quadro de sarcopenia. Deu encaminhamento para o nutricionista. Sobre os achados que podem ser identificados nesse idoso, analise os itens abaixo: I. Perda progressiva e generalizada da massa muscular esquelética. II. Redução função muscular (força e desempenho) e baixa resistência física. III. Excesso de tecido adiposo. IV. Deficiência de micronutrientes que devem ser suplementados.

Assinale a sequência correta: 

A avaliação do consumo alimentar é realizada para fornecer subsídios para o desenvolvimento e implantação de planos nutricionais e deve integrar um protocolo de atendimento para avaliação nutricional, cujo objetivo deve ser o de estimar se a ingestão de alimentos está adequada ou inadequada e o de identificar hábitos inadequados e/ou a ingestão excessiva de alimentos com pobre conteúdo nutricional, e na Atenção Básica é uma das ações estratégicas de cuidado em saúde. É correto afirmar: 

O Protocolo de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na Orientação Alimentar da Pessoa Idosa é um instrumento de apoio à prática clínica no cuidado individual na Atenção Primária à Saúde (APS). Nessa fase da vida, as alterações fisiológicas, psicológicas e sociais, bem como a ocorrência de doenças crônicas, o uso de medicações, as dificuldades com a alimentação e as alterações da mobilidade exercem grande influência sobre o estado nutricional. Algumas características comumente presentes que podem interferir na maneira como a pessoa idosa se alimenta são:
I. Perda cognitiva ou perda da autonomia para comprar e preparar alimentos, bem como para se alimentar. II. Perda ou redução da capacidade olfativa, perda de apetite, diminuição da percepção de sede e da temperatura dos alimentos. III. Perda parcial ou total da visão, que dificulta a seleção, o preparo e o consumo dos alimentos. IV. Dificuldade de mastigação por dores nas articulações mandibulares, perda parcial ou total dos dentes, dificuldade de adaptação de prótese dentária ou agravos que dificultam o controle dos movimentos de mastigação e deglutição.
Quais estão corretas?

Durante a gravidez, para permitir o desenvolvimento do bebê, a mulher passa por mudanças em seu equilíbrio hormonal. A placenta, por exemplo, é uma fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina, responsável pela captação e utilização da glicose pelo corpo. O pâncreas, consequentemente, aumenta a produção de insulina para compensar este quadro. Em algumas mulheres, entretanto, este processo não ocorre e elas desenvolvem um quadro de diabetes gestacional. São fatores de riscos que podem gerar a diabetes gestacional, exceto:

O ganho de peso na gestação deve ser suficiente para promover o desenvolvimento fetal completo e para armazenar nutrientes adequados no organismo materno para o aleitamento. No caso de gestação de feto único, o ganho de peso (Kg) recomendado é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis