Questões sobre Fisiopatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisiopatologia

A osteoporose é uma doença multifatorial com forte componente genético, mas alguns fatores de risco modificáveis, como a dieta, têm papel fundamental na preservação da massa óssea e na prevenção de fraturas. Analise as afirmativas a seguir.

I. As recomendações quanto a magnésio e fósforo para manutenção da massa óssea e prevenção da osteoporose devem ser as mesmas utilizadas para a população, considerando-se ainda o adequado aporte de cálcio.

II. As proteínas de origem animal, quando ingeridas em excesso, acima de 0,5 g/kg/dia, ocasionam acidose metabólica leve, liberando íons cálcio.

III. A ingestão de cálcio adequada, em conjunto com níveis adequados de vitamina D, pode modular a resposta calcêmica à elevada ingestão proteica.

IV. Nutrientes como vitamina K e sódio podem apresentar efeitos deletérios quando ingeridos em excesso.

Estão corretas as afirmativas

O marasmo é resultante da deficiência de:

#Questão 204284 - Nutrição, Fisiopatologia, CESPE / CEBRASPE, 2013, SES/DF, Programas de Residência em Nutrição

Acerca do diagnóstico nutricional e da conduta para o caso apresentado, julgue os itens a seguir.

A concentração reduzida de albumina significa depleção de proteína visceral e provável quadro catabólico.

#Questão 204286 - Nutrição, Fisiopatologia, CESPE / CEBRASPE, 2013, SES/DF, Programas de Residência em Nutrição

Considere um paciente com síndrome de intestino curto, submetido à ressecção superior a 80% do íleo, sem preservação da válvula ileocecal e cólon, peso corporal de 51 kg no segundo dia de pós-operatório; índice de massa corporal de 18,7 kg/m2. Em relação ao prognóstico e dieta desse paciente, julgue os itens seguintes.

O prognóstico seria menos grave, caso o sítio ressecado fosse o jejuno e se fossem preservados a válvula ileocecal e cólon.

#Questão 204288 - Nutrição, Fisiopatologia, CESPE / CEBRASPE, 2013, SES/DF, Programas de Residência em Nutrição

Uma paciente de cinquenta anos de idade, após diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica moderada, foi encaminhada para um ambulatório de nutrição e dietética para orientação. Na avaliação antropométrica, verificou-se índice de massa corporal de 29 kg/m2 e circunferência abdominal de 139 cm. No recordatório de vinte e quatro horas, foi relatado o consumo de leite desnatado, pão integral, mamão, banana, granola com castanhas, laranja, arroz integral, feijão, peixe, beterraba, cenoura, couve, tomate, queijo magro, suco natural de goiaba, sopa de hortaliças com grão de bico e frango, maçã, amendoim e iogurte desnatado.

Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsecutivos.

Atualmente, não há evidências de aumento na expressão de RNA mensageiro do angiotensinogênio no tecido adiposo, regulada por ácidos graxos livres, que relacionem a obesidade visceral, como sugere o caso em questão, à manifestação de hipertensão arterial.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis