Questões sobre Avaliação Nutricional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação Nutricional

O excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos anos no Brasil; é o que apontam os mais recentes levantamentos realizados pelo Ministério da Saúde. A alimentação saudável pode prevenir e contribuir para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

 Em relação à dietética, julgue os itens seguintes, com base nos fundamentos da nutrição.

O índice de massa corporal (IMC) é uma das ferramentas utilizadas para a avaliação do peso de um adulto.

Texto para as questões de 67 a 70

Um paciente de quarenta e nove anos de idade, negro, sedentário, ex-tabagista, procurou um médico nutrólogo, queixando-se de cansaço em esforços moderados que persistiam havia três meses, além de ganho de peso. Seus exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 240 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 9,8%; colesterol total = 280 mg/dL; HDL = 34 mg/dL; LDL = 167 mg/dL e triglicerídeos = 440 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia. No exame físico, o peso do paciente foi de 105 kg; altura, 168 cm e PA = 150 × 100 mmHg. Observou-se aumento de gordura localizada no abdome e nas coxas, além de acantose nigricans no pescoço e nas axilas.

Assinale a opção em que é apresentada a classificação desse paciente quanto ao peso.

Texto para questões 56 e 57

Uma paciente de quarenta e cinco anos de idade, considerando-se acima do peso, procurou atendimento com um médico nutrólogo para avaliação e orientação. Inicialmente, a paciente relatou que come pouco, logo não entende sua dificuldade de perder peso. Ao ser questionada sobre seus hábitos, a paciente acrescentou que não faz restrições alimentares, não fuma, não pratica atividades físicas regulares e que, aos fins de semana, costuma beber cerveja. Informou, ainda, que, havia um ano, tinha sido diagnosticada com diabetes melito e que, em função desse diagnóstico, recebera orientação para realizar exercícios físicos e restrições na dieta. O exame físico ambulatorial indicou peso = 82kg; altura = 157 cm; PA = 146 mmHg × 90 mmHg; concentração de gordura no abdome e no pescoço; abdome globoso, sem presença de dor, massas ou visceromegalias e MMII com varizes calibrosas e edema (1/4). A paciente trouxe à consulta vários exames que tinham sido realizados, havia três meses, a pedido do médico da emergência hospitalar, em função de ela ter apresentado dor de grande intensidade, do tipo ardência pós-brandial, em quadrante superior do abdome. Entre os exames realizados durante o atendimento de emergência constavam radiografias de rotina para abdome agudo, que apresentavam resultados normais, EAS, que também apresentou resultado normal, e ultrassonografia abdominal, que evidenciou a presença de quatro cálculos na vesícula biliar, medindo cada um em torno de 1×1 cm. O médico nutrólogo pediu a realização de vários exames laboratoriais, cujos resultados foram: provas de função e inflamação hepática normais; amilase normal; glicemia em jejum = 110 mg/dL; glicemia pós-brandial (realizada após a refeição = 180 mg/dL; hemoglobina glicosilada (AIC) = 7,0%; creatina de 1,0 mg/dL; colesterol total = 230 mg/dL; LDL = 150 mg/dL; HDL = 35 mg/dL; triglicerídeos = 250 mg/dL.

Com base no quadro clínico acima apresentado, assinale a opção em que é apresentado o diagnóstico da paciente.

Sobre o excesso de peso, considere as seguintes afirmativas:

1. Valores de IMC altos demandam condutas e respostas idênticas, mesmo em diferentes indivíduos, pois o padrão de referência deve nortear todos os procedimentos.

2. Uma pequena redução de peso traz ganhos também pequenos na saúde, por isso a necessidade de orientação e aderência ao tratamento que visem uma redução de peso maior e mais rápida.

3. Em alguns casos, o excesso de peso está associado à baixa autoestima, à insatisfação com o próprio corpo, à depressão e a distúrbios alimentares.

4. No acompanhamento antropométrico é importante observar a relação entre o peso e a gordura corporal, pois não é possível reduzir a segunda sem reduzir, simultaneamente, o primeiro.

5. O tratamento medicamentoso para redução da obesidade pode ser utilizado em pacientes de alto risco quando a dieta e a atividade física não tiverem surtido efeito.

Assinale a alternativa CORRETA:

Com relação aos métodos de avaliação nutricional em adultos, indique se são verdadeiros (V) ou falsos (F) os enunciados abaixo.

( ) Na impossibilidade de aferir a altura de um indivíduo, podemos utilizar algumas medidas indiretas para estimar a altura, entre as quais destacamos: altura recumbente; extensão dos braços e altura do joelho.

( ) O peso é a medida antropométrica mais utilizada em avaliação nutricional. Como o peso representa a soma de todos os compartimentos corporais, podemos considerar isso sua maior limitação.

( ) As pregas cutâneas em diferentes sítios corporais ou o somatório delas podem fornecer a estimativa das reservas de gordura corporal. O maior benefício do seu emprego é a avaliação em série, durante certo período de tempo que não deve ultrapassar o limite de um mês entre as aferições.

( ) A relação cintura quadril (CC/CQ) é um indicador que afere a localização da gordura corporal. Valores maiores de 1m para homens e 0,95m para mulheres estão associados a risco para doenças cardiovasculares.

( ) Entre os métodos de mensuração da composição corporal, a absorciometria radiológica de dupla energia (DEXA) é utilizada para medir a gordura corporal e o tecido magro sem osso do corpo inteiro ou regiões. É confiável e tem sido considerada próxima ao padrão-ouro.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis