Questões sobre Avaliação Nutricional

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Listagem de Questões sobre Avaliação Nutricional

Durante a infância e a adolescência, são essenciais as ações de promoção da vida saudável, prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e controle das carências nutricionais. Nesse contexto, a escola é um espaço ideal para o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da alimentação saudável entre crianças e adolescentes. A respeito desse público e desse cenário, julgue os itens a seguir. Para avaliação do estado nutricional de adolescentes, utiliza-se o Índice de Massa Corporal (IMC), sendo que valores iguais ou superiores a 25 Kg/m2 devem ser considerados como sobrepeso.

Uma mulher de cinquenta anos de idade foi internada com desnutrição leve e apresentando doença inflamatória intestinal e diarreia líquida (4 evacuações diárias, com cólicas). No hospital, ela consumia menos de 60% da dieta oral que lhe era oferecida e apresentou perda ponderal de aproximadamente 12% em 2 meses.

Nessa situação, o nutricionista deve

Em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) escolar com serviço de autogestão, que conta, em seu quadro de pessoal, com um nutricionista em regime de quarenta e quatro horas semanais e com cozinheiros, auxiliares de cozinha, auxiliares de serviços gerais, copeiros e auxiliares de almoxarifado em escala de plantão 12/72 horas, a equipe de trabalho foi distribuída de acordo com a função e com o número de funcionários, de forma igualitária, entre plantão A, plantão B e atividades relacionadas à elaboração de cardápios quinzenais. No plantão A há, frequentemente, restos e sobras em proporção muito superior à do plantão B, além de diversas reclamações dos comensais em relação à apresentação e ao sabor das preparações. No plantão B, os restos e as sobras conformam-se às previsões, mas verificam-se frequentes atrasos no momento de servir. Por falta de matéria-prima, em geral, observam-se as modificações do cardápio dos dois plantões.

Com relação à situação hipotética apresentada e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os próximos itens.

Os procedimentos para o controle de qualidade da alimentação servida aos escolares incluem a aplicação de testes de aceitabilidade, nas seguintes circunstâncias: sempre que ocorrer a introdução de alimento atípico ao hábito alimentar local no cardápio; sempre que houver alterações inovadoras no que diz respeito ao preparo; e no caso de ser necessário avaliar, frequentemente, a aceitação dos cardápios praticados.

Um homem de sessenta e cinco anos de idade compareceu ao hospital apresentando o seguinte quadro clínico: inapetência, anuria, hiperpotassemia, desnutrição moderada e doença renal crônica. Diante desse quadro clínico, foi indicada hemodiálise ao paciente.

Nessa situação hipotética, o nutricionista deverá

considerar a massa corporal, que deve ser medida antes da sessão de hemodiálise, e a albumina sérica como melhores marcadores do estado nutricional.

Antropometria representa a medida das variações das dimensões físicas corporais. Por meio dos indicadores antropométricos, é possível estudar e acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento de acordo com a faixa etária e/ou sexo, avaliar a massa corporal total, a distribuição de gordura e a composição corporal, permitindo, assim, identificar indivíduos com problemas de saúde/nutricionais e em risco de doenças. Mesmo com todas essas vantagens, devemos considerar algumas situações em que os indicadores antropométricos tornam-se limitantes.

Sobre a antropometria, suas vantagens e desvantagens, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Necessita de profissionais treinados e instrumentos calibrados.

( ) Independe do estado de hidratação, ao contrário de outros métodos.

( ) Permite detectar alterações recentes na composição e distribuição corporal.

( ) Pontos de cortes e padrões de referência para a população brasileira são escassos, sendo comumente utilizados estudos populacionais americanos e europeus como base.

( ) Medidas isoladas, normalmente, não têm valor, são necessários índices (combinações de uma ou mais medidas associadas ao sexo e/ou idade) e indicadores para sua avaliação.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

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