Questões sobre Administração de Serviços de Alimentação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Administração de Serviços de Alimentação

De acordo com o Art. 8º da Portaria CVS 5, de 09 de abril de 2013, para evitar a veiculação de doenças aos consumidores pelos produtos alimentícios, a saúde do manipulador de alimentos deve ser comprovada por meio de atestados médicos, exames e laudos laboratoriais originais ou suas cópias. Estes documentos devem permanecer à disposição da autoridade sanitária sempre que solicitados, no efetivo local de trabalho do manipulador, ou seja, no serviço de alimentação ou no estabelecimento comercial de alimentos. Com relação a periodicidade dos exames médicos e laboratoriais, avalie a afirmativas a seguir e assinale a CORRETA.

Para o planejamento do cardápio, é importante considerar alguns fatores determinantes na escolha das preparações, como exigências nutricionais, apresentar os alimentos de forma apetecível de forma que não prejudique seu valor nutricional, obedecer a um critério econômico na escolha dos alimentos e observar técnicas de preparo e maneira de servir os alimentos. Leia as afirmativas a seguir em relação a fatores que devem ser levados em consideração durante o planejamento do cardápio.
I) Exigências nutricionais: Apesar das exigências nutricionais variarem para diferentes sexos, idades, tipos de atividades e situações fisiológicas especiais, todos têm em comum exigências semelhantes de alimentos protetores, isto é, exigências qualitativas.
II) Variedade e harmonia: a forma de preparo dos alimentos obedece a receitas preestabelecidas que, quanto mais exatas e claras, mais valiosas são, pois asseguram resultados precisos e constantes.
III) Condições econômicas: a escolha do cardápio deve ajustar-se a condição econômica da família ou da instituição a que se destinam.
IV) Sexo e gênero: levar em consideração as exigências nutricionais que variam de acordo com o sexo e gênero do público atendido na instituição.
É CORRETO o que se afirma em:

fator de correção é um índice que prevê as perdas inevitáveis ocorridas durante o processo de pré-preparo, quando os alimentos são limpos, descascados e cortados. Este fator é constante para um determinado alimento da mesma qualidade e é decorrente da relação entre o peso bruto do alimento, conforme adquirido, e o peso líquido do alimento depois de limpo e preparado para ser utilizado. É recomendado que cada serviço de alimentação deve estabelecer sua tabela de fator de correção de acordo com suas particularidades e fatores que podem interferir no resultado deste índice. Leia as afirmativas a seguir a respeito das particularidades e dos fatores que podem interferir no resultado do fator de correção e assinale a alternativa INCORRETA

Na rotina de produção de alimentos, existem situações que são geradas por deficiência no planejamento de compra de alimentos, mas por situações imprevisíveis. Por essa razão, é importante lançar mão dos denominados “alimentos coringas”, que são alimentos que podem ser utilizados nessas situações inesperadas e fora da rotina, que demandem rapidez no fluxo do processo. Em relação às características que esses alimentos devem possuir para serem denominados como “coringas”, assinale a alternativa INCORRETA

Em relação a Resolução – RDC N° 216, de 15 de Setembro 2004, qual dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, etapas indispensáveis para higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios. Marque a alternativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis