Questões de Nutrição do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição do ano 2011

Julgue os itens seguintes, relativos aos diferentes tipos de toxiinfecções alimentares e aos agentes patógenos a elas associados.

O Bacillus cereus é uma bactéria gram-positiva, facultativamente aeróbica, formadora de esporos e produtora de dois tipos de toxina: a diarreica, que é termolábil, e a emética, que é termoestável. Os surtos relacionados a essa bactéria são caracterizados por vômitos e estão mais associados a produtos à base de arroz, embora outros produtos, como batatas, massas e queijos, também se associem a surtos relacionados a essa mesma bactéria.

A Fermentação é um método largamente utilizado para a produção de alimentos. As leveduras e em especial, a Saccharomyces cerevisiae, é usada na produção de:

O mel é considerado um dos principais vetores do botulismo infantil, por esse motivo, o consumo de mel para crianças menores de um ano de idade é contra-indicado. O patógeno responsável pela produção da neurotoxina é o Clostridium botulinum, classificado como:

A água é considerada potável, sob o ponto de vista microbiológico, quando apresenta ausência de coliformes totais e termotolerantes em 100 ml de amostra de água para consumo. O mais específico indicador de contaminação fecal recente e de eventual presença de organismos patogênicos é a bactéria:

A intoxicação é causada pela ingestão de uma toxina préformada por patógenos afetando o Trato Gastrointestinal. Também conhecida como disenteria bacilar, essa bactéria grannegativa causa uma forma grave de diarreia e geralmente possui um período de incubação de 12 horas a 2 semanas. Essa bactéria é denominada de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis