Questões de Não definido da MS Consultoria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Não definido da MS Consultoria

Considerando que o Edital publicado para o Cargo de Assistente Social, prevê “Questões relativas às atividades inerentes à função profissional do Assistente Social”, analise o que se segue
“A Saúde Pública talvez seja uma das poucas áreas de ação onde é possível a qualquer profissional visualizar e penetrar, concretamente em um cenário onde campeia, da forma mais perversa, as diferenças de classe, caracterizada basicamente pelos focos de endemias, epidemias, pela desnutrição proteico – calórica, pelo desempenho, falta de moradia e de serviços de saúde com resolutividade, compatíveis com as necessidades da demanda. O resultado são os altos índices de morbidade e mortalidade, principalmente nos grupos mais vulneráveis como _________________”.
(Por: Raimunda Nonato da Cruz Oliveira. Assistente Social. Mestre com Especialização na área de Educação em Saúde Pública. Está vinculada à Secretaria de Saúde do Estado do Piauí e Fundação Municipal de Saúde – Teresina (PI).
Marque a alternativa com os dados coerentes para completar a ideia central do texto.

A Saúde Comunitária por ser uma área de especialização da enfermagem, faz com que o profissional tenha que incorporar uma visão holística e contextual da pessoa/família, o que potencializa a adequação de respostas face à especificidade dos problemas encontrados.
(CORREIA, Cristina; (et. al.) - Os enfermeiros em cuidados de saúde primários. Revista Portuguesa de Saúde Pública. 2001)
Com base na visão de Cristina Correia, julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
  I – Ela entende “Enfermagem Comunitária” como sendo uma prática continuada e globalizante dirigida a todos os indivíduos ao longo do seu ciclo de vida e desenvolve-se em diferentes locais da comunidade.  II – Para a autora, o enfermeiro também é um cidadão “emissor e receptor de mensagens”, devendo interferir nos problemas de forma precisa e harmoniosa, onde sentimentos como o de ajudar, incentivar, colaborar e participar sejam colocados em prática e tidos como prioritários. III – Seguindo a mesma visão da autora tem-se que percepção dos problemas inerentes a uma determinada comunidade requer o entendimento e o envolvimento profundo do/a enfermeiro/a com a mesma, o que se traduz em proximidade. IV – A Ordem dos Enfermeiros é assertiva quando coloca que “é no contexto da comunidade que, partindo da investigação das suas necessidades, é permitido compreender melhor os seus mecanismos e aumentar os conhecimentos nos quais os diferentes “artesãos de cuidados” poderão se apoiar”.

Em conformidade com o Código de Ética do Assistente Social - CAPÍTULO II DOS DEVERES FUNDAMENTAIS – julgue o que se informa a seguir:
   I -
O assistente social no desempenho das tarefas inerentes a sua profissão deve respeitar a dignidade da pessoa humana que, por sua natureza é um ser inteligente e livre.  II - No exercício de sua profissão, o assistente social tem o dever de respeitar as posições filosóficas, políticas e religiosas daqueles a quem se destina sua atividade, prestando?lhes os serviços que lhe são devidos, tendo?se em vista o princípio de autodeterminação. III - O assistente social deve zelar pela família, grupo natural para o desenvolvimento da pessoa humana e base essencial da sociedade, defendendo a prioridade dos seus direitos e encorajando as medidas que favoreçam a sua estabilidade e integridade. IV - Ao assistente social cumpre contribuir para o bem comum, esforçando?se para que o maior número de criaturas humanas dele se beneficiem, capacitando indivíduos, grupos e comunidades para sua melhor integração social.
Marque a alternativa com a série que contempla coerentemente os artigos que integram o capítulo que foi enunciado. 

A Lei No 10.741, de 1º de outubro de 2003, dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências. (Redação dada pela Lei nº 14.423, de 2022) – (L10741 (planalto.gov.br))
Analise o Art. 4º. Nenhuma pessoa idosa será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
§ 1o É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso. § 2o As obrigações previstas nesta Lei não excluem da prevenção outras decorrentes dos princípios por ela adotados. § 3o O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, ideias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais. § 4o É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
Marque a alternativa cujos parágrafos estão em conformidade com o caput do Art. 4º

A Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. (L8742 (planalto.gov.br))
Em conformidade com a Lei enunciada, o Art.8º institui que:

“Observados os princípios e diretrizes estabelecidos nesta lei, fixarão suas respectivas Políticas de Assistência Social:
I – A União. II – Os Estados. III – O Distrito Federal. IV – Os Municípios. V – Os Conselhos Assistenciais Sociais. VI – As Secretarias Estaduais e Municipais que prestam assistência social.
Estão em conformidade com o Art. 8º. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis