Questões de Não definido do ano 2023

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Listagem de Questões de Não definido do ano 2023

Nas seguintes palavras retiradas do texto, analise as assertivas a seguir a respeito de acentuação:

I. O uso do acento gráfico sobre a letra ‘i’ nas palavras “físicas” e “impossível” se justifica pela mesma regra.
II. Se retirássemos os acentos das palavras “silêncio” e “última”, elas continuariam existindo em Língua Portuguesa, assumindo, no entanto, classe gramatical diferente da que pertencem conforme ocorrência no texto.
III. A mesma regra preceitua o acento de “é” e de “só”.

Quais estão corretas?

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Espiritualidade no dia a dia: até lavar louça ajuda na evolução interior

Por Eduarda Araia 




(Disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/ 31/01/2023 – texto adaptado especialmente para esta prova). 


Avalie os vocábulos a seguir, todos retirados do texto:

1. Exemplo.
2. Compaixão.
3. Externa.
4. Existissem.
5. Exige.
6. Êxitos.
7. Extrair.

Em quais deles a letra ‘x’ representa o fonema /s/? 

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Espiritualidade no dia a dia: até lavar louça ajuda na evolução interior

Por Eduarda Araia 




(Disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/ 31/01/2023 – texto adaptado especialmente para esta prova). 


Considerando a necessidade ou não do uso da crase, assinale a alternativa que preenche, correta e adequadamente, as lacunas pontilhadas das linhas 03 (duas ocorrências), 04, 13 e 24. 

No livro “Educação na cidade” (1995), Freire aborda, entre outros temas, o da formação docente. No capítulo 2, ele afirma que “Não se pode pensar em mudar a cara da escola, não se pode ajudar a escola a ir ficando séria, competente, rigorosa e alegre sem pensar na formação permanente da educadora.” A seguir, ele complementa declarando que, na sua perspectiva, a formação permanente das educadoras se fará, tanto quanto possível, preponderantemente por meio da reflexão sobre a prática. Nessa perspectiva, a Lei nº 6.316, de 12 de dezembro de 2013, que institui o Estatuto e os Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério e dos Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal de São Bernardo do Campo, dispõe, no art. 8º , que a valorização dos Profissionais do Magistério e Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal dar-se-á assegurando-se-lhes, conforme explicita seu parágrafo único:

Sylvia C. Vergara (2009) em estudo sobre a gestão de pessoas, ao abordar a questão da liderança, destaca três teorias: a dos traços de personalidade, a dos estilos de liderança e a liderança contingencial (ou situacional). Esta última teoria “desfoca a atenção da figura do líder para o fenômeno da liderança. Alerta que ela é uma relação, ou seja, não se pode falar em líderes sem falar em liderados, não se pode falar em poder sem falar sobre quem ele é exercido. Nessa relação, são considerados três pilares fundamentais: líder, seguidores e situação”. Vergara acrescenta como destaques dessa teoria que, no que concerne

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