Questões de Não definido do ano 2023

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Listagem de Questões de Não definido do ano 2023

#Questão 958709 - Não definido, , MS Consultoria, 2023, Prefeitura de Ituberá - BA, Professor Fundamental II - Língua Portuguesa

Marque a afirmação incorreta.

#Questão 958710 - Não definido, , MS Consultoria, 2023, Prefeitura de Ituberá - BA, Professor Fundamental II - Língua Portuguesa

O BALLET DA ORTOGRAFIA
Às vezes quero dizer que saí e mandam botar acento no “i”, porque se tirar o acento, quem sai não sou eu, é o outro – e é aí que está a diferença. Falam-me em ditongos, em hiatos, em dissílabos e proparoxítonas – palavras que me trazem amargas recordações de uma infância cheia de zeros. Quando vou a uma festa, nunca sei se devo dançar com “ç” ou com “s”. Só depois dos primeiros passos é que percebo que quem dansa com “s” não sabe dançar. E quem não sabe dançar fica cansado, com “s”, pois só o analfabeto se cansa com “ç”. Buzina é com “z”, mas quem pode me garantir que se eu businar com “s” ninguém vai ouvir? Caçar é com ç, mas também tem cassar, com “ss” – mas isso se explica: caça-se um bicho e cassa-se um documento. Só não se pode cassar o documento de um sujeito que esteja cassando sem documento. Que a língua portuguesa tem seus truques, lá isso tem: o próprio truque, com “que”, é uma adaptação do “truc” francês, provando que o truque brasileiro tem um certo “q”. Mas isso não impede que o balé brasileiro seja dançado em francês, pois a palavra “ballet” impressiona mais, tanto que a usei no título. Mas vamos deixar isso pra lá, que é falando que a gente se entende e não escrevendo.
(Autor: Leon Eliachar)
Sobre a estrutura textual, julgue as assertivas com: V(Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a série correta.
  I –
O texto foca a diferenças entre grafemas e fonemas.  II – Os termos: “saí / sai” diferenciam-se pelo uso do acento gráfico (que forma hiato e dissílabo) em relação ao monossílabo com (ditongo decrescente), ambos pertencem à mesma classe gramatical. III – Para o enunciador da mensagem / autor do texto, em vários segmentos frasais, há perfeita identificação gráfica entre as palavras estrangeiras em relação às da nossa língua pátria. IV – Entre os exemplos citados no texto, o autor enuncia que “dançar e dansar”; “ballet e balé” mantêm identidade gráfico-fônica.

Em conformidade com a Lei nº 12.527/2011, primariedade é a: 

Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
  I –
Difteria é uma doença infectocontagiosa aguda que acomete primariamente as mucosas respiratórias superiores, ali produzindo sinais e sintomas decorrentes de uma reação inflamatória necrotizante e pseudomembranosa regional. Esta patologia constitui um caso de saúde pública por ser uma doença frequente em várias regiões do Brasil e por causar acentuado índice de mortalidade.  II – Para proteger contra a infecção pelo vírus da poliomielite, a recomendação da Organização Mundial de Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunização é a de que sejam dadas 3 doses da vacina VIP, que é a vacina dada por meio de injeção, até os 6 meses e que sejam tomadas outras 2 doses da vacina até os 5 anos, que pode ser tanto por via oral, que é a vacina VOP, ou injetável, sendo esta forma a mais indicada. III – Para as doenças infecciosas, a interrupção da transmissão exige o diagnóstico e a adesão do paciente com o regime de tratamento. O papel do(a) enfermeiro(a) é educar e, em algumas situações, reportar o caso para os agentes de saúde pública para rastrear os contatos e verificar o acompanhamento. IV – O(a) enfermeiro(a) deve ressaltar a importância da imunização para os pais de crianças e para outros aos quais se recomenda a vacinação, como os pacientes idosos, os imunossuprimidos ou portadores de doenças crônicas. 

Na trajetória de construção da Atenção Primária à Saúde (APS), no Brasil, o modelo da Estratégia de Saúde da Família (ESF) é considerado prioritário para a consolidação e a ampliação da cobertura da APS no País, com as equipes de Saúde da Família. A APS é entendida como o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. A ESF é desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado dirigidas à população do território e por gestão qualificada e é conduzida por equipe multiprofissional, que assume responsabilidade sanitária local. As equipes dessa estratégia são compostas, no mínimo, pelo profissional médico e enfermeiro, preferencialmente especialistas em saúde da família; pelo auxiliar e/ou técnico de enfermagem e pelo agente comunitário de saúde (ACS). As equipes de Saúde da Família devem operacionalizar princípios e diretrizes da APS. (...)
Estratégia Saúde da Família — Ministério da Saúde (www.gov.br))
Nessa dimensão, marque a alternativa que apresenta “uma diretriz entre dois princípios”. 

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