Questões de Não definido do ano 2023

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Listagem de Questões de Não definido do ano 2023

#Questão 939222 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – LÍNGUA PORTUGUESA

Texto VI

“O chamado adjunto adverbial, na verdade, nem sempre é um termo acessório.” Às vezes, ele “se apresenta com o valor de um complemento verbal, como o objeto direto ou o indireto. Como se vê, é importante que o professor, ao seguir a orientação do manual didático, da NGB, esteja atento a possíveis questionamentos acerca da necessidade de distinção, no âmbito do sintagma verbal, entre complementos e adjuntos que acrescentam valor substancial ao verbo.”

(UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010, p.99)


Considere do Texto VI para responder a questão.

Diante do exposto, assinale a alternativa em que a situação relacionada à classificação dos adjuntos adverbiais pode ser verificada.

#Questão 939223 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – LÍNGUA PORTUGUESA

Considere do Texto V para responder a questão.

Há um conteúdo pressuposto no título do texto V que faz referência a uma mudança tanto no mercado editorial, quanto nos sujeitos das histórias. Assinale a alternativa que apresenta em que esse conteúdo fica evidenciado.

#Questão 939224 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – LÍNGUA PORTUGUESA

Considere o Texto II para responder à questão.

No final do primeiro parágrafo, para marcar a ideia de uma ação que se prolonga no tempo, o autor reitera a forma composta de um tempo verbal. Assinale a alternativa correta.

#Questão 939225 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – LÍNGUA PORTUGUESA

Texto II

[...] o estudo de gramática não é um caminho conveniente para desenvolver o desempenho na leitura e na escrita (muito menos na fala). Outra coisa que a gramática não deveria ser é um instrumento de ensino normativo. Aqui, sua ação tem sido mais que inútil, tem sido desastrosa.

O grande perigo é transformar a gramática – uma disciplina já em si um tanto difícil – em uma doutrina absolutista, dirigida mais ou menos exclusivamente à “correção” de pretensas impropriedades linguísticas dos alunos. A cada passo, o aluno que procura escrever encontra essa arma apontada contra sua cabeça: “Não é assim que se escreve (ou se fala)”, “Isso não é português” e assim por diante.

(PERINI, Mario A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ed. Ática, 2003. p.33)


Considere o Texto II para responder à questão.

O autor apresenta reflexões acerca do ensino da Língua Portuguesa e considera que:

#Questão 939226 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – LÍNGUA PORTUGUESA

Considere o Texto I para responder à questão
A dêixis é um fenômeno típico da linguagem humana e, no poema acima, pode ser ilustrada por meio do emprego do:


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