Questões de Não definido do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Não definido do ano 2023

#Questão 939212 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS / EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS (6º AO 9º ANO E/OU ENSINO MÉDIO)

“Segundo o último anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil apresentou, em 2021, queda de 6% nas mortes violentas, uma tendência observada desde 2018. A região Norte, porém, foi a única em que o índice cresceu – um aumento de 9%, atingindo taxa de 33,3 casos para cada 100 mil habitantes, contra 22,3 no país como um todo”
(FOLHA DE SÃO PAULO, 2023).
Assinale a alternativa que apresenta a causa que justifica esse aumento no número de mortes violentas na Região Norte.

#Questão 939213 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS / EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS (6º AO 9º ANO E/OU ENSINO MÉDIO)

“O Patrimônio é tudo o que nos é transmitido como uma herança. O Patrimônio Cultural remete à riqueza simbólica e tecnológica desenvolvida pelos grupos humanos que nos antecederam. Trata-se de um conjunto de conhecimentos e realizações de uma comunidade, acumulados ao longo de sua história, que conferem os traços de sua identidade.” [...]. Segundo o artigo 216.º da Constituição, o patrimônio cultural representa os bens: […]de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
(FEMCULTURA, 2021).
A respeito de patrimônios culturais mundiais do Brasil e os locais onde se localizam, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 939214 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS / EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS (6º AO 9º ANO E/OU ENSINO MÉDIO)

“O ribeirinho da Amazônia, o sertanejo da “civilização do gado” na caatinga (expressão de Gilberto Freyre) e o “bandeirante decaído” do interior de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e adjacências (segundo Sérgio Buarque de Holanda), se obtinham algum excedente de produção, era sempre muito modesto. Quando essas populações são tocadas pela urbanização e pelos produtos e serviços que ela oferece, muitas vezes o equilíbrio precário em que vivem se deteriora. O desejo de adquirir utensílios de metal (mais tarde plástico), assim como outros produtos e serviços triviais, como transporte automotivo (em trens, ônibus ou barcos) e atendimento médico, por exemplo, exige que elas obtenham uma renda extra. Muitas vezes, a economia necessária para isso coloca essas populações em condições ainda mais frágeis de subsistência”
(DIMENSTEIN; RODRIGUES; GIANSANTI, 2012).
Assinale a alternativa que apresenta uma consequência do processo descrito no excerto.

#Questão 939215 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS / EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS (6º AO 9º ANO E/OU ENSINO MÉDIO)

A semente de andiroba (Carapa guianensis) vem de árvores altas, de copas pequenas que estão presentes na América do Sul, Central e no Caribe. O óleo de andiroba é conhecido por sua utilização contra dores de garganta, cicatrização de ferimentos e como repelente de insetos, entre outras propriedades medicinais comprovadas cientificamente pela medicina. Segundo o Instituto Mamirauá, mais do que para consumo interno, entretanto, o óleo de andiroba se apresentou como uma alternativa de renda para centenas de pessoas que vivem no Amazonas, que tradicionalmente já extraiam o óleo da andirobeira [...]. O produto também é utilizado pelas artesãs da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã na confecção dos teçumes, para embelezar os produtos e torná-los duradouros
(adaptado de G1, 2020).
Assinale a alternativa que indica o termo comumente utilizado para denominar a população tradicional que realiza a atividade descrita no excerto.

#Questão 939216 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS / EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS (6º AO 9º ANO E/OU ENSINO MÉDIO)

“Em 15 de junho de 2022, o Acre comemorou 60 anos de emancipação. O território foi declarado como um estado da federação em 1962, durante a fase parlamentarista do governo de João Goulart. Antes disso, desde 1903, quando foi anexado pelo Brasil em uma negociação com a Bolívia, o território acreano era dividido em três departamentos que se reportavam diretamente ao governo federal”
(REVISTA GALILEU, 2022).
No que se refere ao território do Acre, analise as afirmativas abaixo.
I. O Acre está situado na região Norte do Brasil e tem quase 910 mil habitantes (IBGE CIDADES, 2021), distribuídos em 16 municípios. Quase metade dos habitantes mora na capital, Rio Branco.
II. O estado faz fronteira com o Peru e a Bolívia, e tem divisa com Amazonas, Rondônia e Manto Grosso. É o 16º estado brasileiro em área, com 164,1 mil quilômetros quadrados.
III. A Proclamação da República do Acre por Luis Gálvez Rodríguez de Arias, no final do século XIX, deu início ao período histórico da Revolução Acreana, marcado por disputas e conflitos militares entre Brasil e Bolívia.
IV. O povoamento do Acre por migrantes oriundos do Nordeste brasileiro, em busca do látex produzido pelas seringueiras, tornou-se mais efetivo na segunda metade do século XIX.
Estão corretas as afirmativas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis