Questões de Música da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Música da CESPE / CEBRASPE

Os sons são emissões pulsantes que, por sua vez, são interpretadas segundo os pulsos corporais, somáticos e psíquicos. As músicas se fazem neste ligamento em que diferentes freqüências se combinam e se interpretam porque se interpenetram.

Wisnick, 1989: 17

Com referência ao tema do texto acima, assinale a opção incorreta.

De acordo com Cervellin, quanto ao valor curativo da música, Aristóteles pode ser considerado um precursor da musicoterapia, pois a recomendava a pessoas dominadas por emoções não controláveis, afirmando que, após a audição de uma música capaz de comover sua alma, sentia-se tranqüilizado, a ponto de poder escutar os cantos sagrados, caracterizando esse fenômeno como uma espécie de cura ou purificação moral.

Considerando o texto e o assunto nele abordado, julgue os itens que se seguem.

I A prática da cura por intermédio da música, que remonta à mais longínqua existência, renasceu após a Segunda Guerra Mundial, quando foi introduzida nos postos de socorro, contribuindo para as melhoras apresentadas pelos feridos da guerra.

II A acepção geralmente atribuída à palavra musicoterapia, que resulta da junção de música e terapia, é a de cuidar, tratando o paciente com música, prática que se restringe a essa simples atribuição.

III A musicoterapia vem-se mostrando eficaz como tratamento não-medicamentoso para as demências, com bons resultados até mesmo em seu estágio mais avançado, no qual outros recursos de comunicação (verbal ou não-verbal) não conseguem alcançar.

IV Apesar de o ritmo apresentar estreita relação com o aspecto biológico do homem, ele nada tem a ver com a representação de seus sentimentos.

V Para a musicoterapia, a música é qualquer manifestação sonora, seja o som musical ou não, que compõe as vivências sonoras desde a fase intra-uterina, do nascimento até os dias atuais, ou até a morte.

Estão certos apenas os itens

Julgue os seguintes itens, acerca da área de atuação do musicoterapeuta.

I Em face da qualificação técnica que possuem, os musicoterapeutas não precisam restringir o seu campo de atuação à clínica tradicional, podendo ampliar seu trabalho a outros campos.

II É necessário delimitar-se a musicoterapia ao seu papel fixo, que está restrito à atuação clínica.

III Embora os campos de atuação da musicoterapia sejam bastante amplos, não se justifica a inclusão da musicoterapia médica entre as propostas de atuação para o musicoterapeuta.

IV Hospitais, creches, maternidades, sociedades como narcóticos e alcoólicos anônimos e escolas são novos espaços para a implantação do ofício de musicoterapeuta.

V A musicoterapia poderá vir a contribuir valiosamente para o tratamento paliativo.

Estão certos apenas os itens

Julgue os próximos itens, acerca das relações estabelecidas na musicoterapia.

I Na etapa da testificação musical, o paciente se desvela por meio de manifestações corporal, sonora e musical, abrindo possibilidades para o estabelecimento do vínculo terapêutico.

II As relações que emergem na musicoterapia são multifacetadas, podendo se apresentar de formas variadas: relações intra e interpessoais, relações intra e intermusicais, relações socioculturais e relações ambientais.

III O "tecido musical" comporta o modelo tripartido de Molino para atender às dimensões da produção musical que emerge em uma sessão musicoterápica, por envolver tanto a obra, como quem a fez (paciente) e, ainda, quem a está escutando (musicoterapeuta).

IV A compreensão da dinâmica das relações musicais e não-musicais existentes no fazer musicoterápico restringe-se à capacidade do musicoterapeuta de perceber os elementos musicais contidos na produção ou na reprodução musical de um paciente: altura, intensidade, timbre, compasso e todos aqueles que formam o tecido musical.

V A produção sonora, quando registrada em partitura — contando com textos sobre a pauta, bem como com a indicação de alguns movimentos corporais que acompanham as sonoridades —, permite ao musicoterapeuta situar-se diante das recursividades presentes no momento da criação sonora no setting.

A quantidade de itens certos é igual a

Julgue os itens a seguir, relativos à metodologia em musicoterapia, sob o ponto de vista comparativo dos raciocínios desenvolvidos por K. Bruscia e Lia Rejane Barcellos.

I Improvisar, recriar, compor e ouvir música são considerados métodos de musicoterapia tanto para Bruscia quanto para Barcellos.

II Para Bruscia, um método é um tipo particular de experiência musical utilizada para avaliação diagnóstica, tratamento e(ou) avaliação.

III A metodologia da musicoterapia conta com diferentes conceitos para método, os quais tanto podem estar associados à aplicação de conjunto de regras, quanto podem referir-se ao tipo particular de experiência musical utilizada para diagnóstico, tratamento e(ou) avaliação em musicoterapia.

IV Bruscia e Barcellos comungam da mesma noção de modelo, aplicando-lhe os conhecimentos de psicoterapia sugeridos por Fiorini na prática clínica da musicoterapia e enriquecendo-a com situações específicas da prática musicoterapêutica.

V A utilização da metáfora das redes no campo das ciências humanas e sociais, no qual se inclui a musicoterapia, serve para a análise e a compreensão de processos ou fenômenos constituídos por interações complexas.

Estão certos apenas os itens

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