Listagem de Questões sobre Geral
O eixo "Compreensão da Música como produto cultural e histórico" apresenta nos PCN–Música um dos seguintes conteúdos:
reflexões sobre a origem, transformações e características de diferentes estilos da música brasileira
discussões sobre músicas próprias e/ou de seu grupo sociocultural, observando semelhanças e diferenças
manifestações pessoais de idéias e sentimentos sugeridos pela escuta musical, levando em conta o imaginário em momentos de fruição
arranjos, acompanhamentos e interpretações de músicas das culturas populares brasileiras, fazendo uso dos elementos que as caracterizam
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) estabelece, em seu artigo 26, parágrafo 2º, o seguinte parâmetro para o ensino da arte:
promoverá diversas atividades alternativas para a escola e os alunos na educação básica
constituirá componente curricular opcional na educação básica, promovendo a realização de diversas atividades
abordará conteúdos de música, teatro, dança e artes plásticas, obrigatório no 1º e 2º segmentos, sendo organizado em oficinas
constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos
A cantoria é uma arte que floresceu no meio rural do Nordeste, principalmente no sertão. Os cantadores, representantes legítimos dos bardos, menestréis e trovadores, cantam suas esperanças, seus problemas, romances amorosos, quadros do cotidiano, numa exibição de imaginação e singularidade na cultura tradicional.
São referenciais da cantoria:
cantos melodiosos e afinados num tom abaixo da afinação instrumental
versos improvisados ou memorizados ao som da viola ou rabeca
desenhos melódicos elaborados com versos bem marcados
versos falados acompanhados por violão ou flauta
"Paralelamente ao aumento progressivo da simultaneidade e intensidade dos sons, ocasionando mudanças no meio ambiente sonoro, apresenta-se hoje uma área emergente na Educação Musical: a Ecologia Acústica".
PCN - Música
Para que o aluno desenvolva uma atitude crítica em relação à poluição sonora, seus efeitos e conseqüências para o organismo humano, a atividade que, dentre outras, pode ser proposta pelo professor é:
criação musical a partir de diferentes ambiências
elaboração de grafias musicais não convencionais
improvisação com uso de diversos materiais sonoros
composições que utilizam os sistemas modal ou tonal
É fundamental que o Hino Nacional Brasil seja executado e cantado de forma correta, pois representa o povo brasileiro. O trecho que apresenta forma poética e estrutura musical autênticas é:
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}