Listagem de Questões sobre Geral
A teoria antropofágica da Semana de 22 propunha uma mudança na arte brasileira. Na Música Popular, esta idéia modernista, que se escorava no Manifesto Pau Brasil, de Oswald de Andrade, aconteceu em 1968, através do Tropicalismo, movimento estético-musical liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Uma das idéias do Tropicalismo foi o:
protesto contra a dominação da tendência hegemônica na MPB
B) rompimento com a cultura erudita e popular nacional
conformismo frente à invasão estrangeira na MPB
idealismo em relação às músicas do passado
Recursos tecnológicos como gravadores, Samplers e sintetizadores, têm sido amplamente utilizados na música contemporânea, propondo novas formas de criação.
O desenvolvimento técnico-industrial do pós-guerra favoreceu o surgimento de dois tipos de música em que a produção de ruídos é feita por meio de máquinas sonoras. Essas novas tendências são denominadas:
concreta e aleatória
concreta e eletrônica
eletrônica e dodecafônica
expressionista e de vanguarda
Dentre as muitas tendências em que se dividem as criações artístico-musicais do século XX, destacase o dodecafonismo. O sistema serial criado por Schoenberg, um dos mais significativos compositores desse período, está fundamentado na aplicação dos 12 sons da escala cromática e permite ao compositor criar múltiplas variações combinatórias. Essa tendência apresenta as seguintes características:
a repetição linear / a hierarquização intervalar / a combinação sistemática das 12 notas
o uso constante da inversão retrograda da série / a liberdade de escolha / a negação da tônica
a negação da escala diatônica / a liberdade de escolha / afastamento de hierarquias intervalares
o uso de intervalos estruturadores da ordem tonal / a atonalidade / a previsibilidade da resolução harmônica
Segundo Ana Mae Barbosa, o ensino pós-moderno de arte caracteriza-se pelo posicionamento teórico- metodológico conhecido como Proposta Triangular, que tem por base a inter-relação entre:
a observação da forma, a estética e a crítica musical
as artes cênicas, a educação musical e as artes plásticas
o fazer artístico, a observação da forma e a percepção do cotidiano
a compreensão da história da arte, o fazer artístico e a análise da obra de arte
"Como a distinção entre figura e fundo num desenho, você agora pode distinguir entre figura e fundo também na escuta musical. Tente, por exemplo, ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela, que a rodeiam e forçam o caminho durante suas pausas momentâneas".
Na atividade descrita acima, Murray Schafer apresenta a seguinte proposta:
ignorar os ruídos
apreciar a música
refocalizar o ouvido
perceber os sons musicais
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}