Listagem de Questões sobre Geral
E. Willems foi um educador musical que produziu vários materiais didáticos. No ensino fundamental, alguns destes materiais podem ser utilizados, pois este autor se preocupou com o desenvolvimento de atividades gradativas, para diferentes etapas do desenvolvimento musical. Willems foi um pioneiro na utilização da psicologia como base para a elaboração de uma proposta metodológica para a educação musical, e para este autor o desenvolvimento musical pode ser entendido em três principais perspectivas:
sensorial, afetiva e mental.
sensorial, afetiva e psico-social.
sensorial, racional e social.
sentimental, afetiva e moral.
O uso da voz como instrumento para a musicalização é uma estratégia utilizada por diversas metodologias de educação musical, e é uma ferramenta importante para o educador que atua no ensino fundamental. O projeto de Canto Orfeônico proposto por Villa-Lobos no Brasil enfatizava o uso da voz. Algumas das principais características das propostas de Villa-Lobos são:
música instrumental, nacionalismo, música clássica, repertório cívico, produção de material didático para ser utilizado nacionalmente.
música coral, nacionalismo, folclore brasileiro, repertório cívico, material didático para ser utilizado nacionalmente.
música coral, universalismo, folclore, repertório militar, utilização de material didático internacional.
música coral, nacionalismo, folclore internacional, repertório cívico, utilização de material didático internacional.
A educação musical no ensino fundamental pode utilizar elementos de diferentes propostas metodológicas adaptadas ao contexto de cada escola. Assinale a alternativa que apresenta algumas características básicas do método Dalcroze que poderiam fazer parte de um programa de música para o ensino fundmental.
integração corpo-mente, consciência rítmica, poliritmia, pensamento e sentimento.
integração voz-palavra-corpo, consciência sensorial, poliritmia, racionalidade musical.
integração corpo-mente, consciência rítmica, euritmia, música para todos.
integração corpo-mente, leitura pianística, aritmia, pesquisa sonora.
Na educação musical no contexto atual convivem diferentes metodologias que se consagraram no mundo todo por suas propostas inovadoras. Assinale a alternativa que apresenta importantes educadores musicais que propuseram metodologias que ainda são relevantes no cenário educacional brasileiro e mundial.
E. J. Dalcroze, S. Suzuki, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, M. Schafer.
E. J. Dalcroze, L. Mozart, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, G. Mahler.
E. J. Dalcroze, S. Suzuki, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, E. Costère.
M. Clementi, S. Suzuki, C. Orff, R. Kreutzer, H. Villa-Lobos, E. Willems, M. Schafer.
A música está prevista nas novas legislações para ser aplicada nos 3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental. De acordo com os PCN, são conteúdos para esta área:
expressão e comunicação em música: improvisação sobre novas sonoridades; apreciação de compositores e obras significativas em música: seleção de repertório adequado; compreensão da música como produto de indivíduos e grupos com talentos especiais.
expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação; apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical; compreensão da música como produto cultural e histórico.
expressão e comunicação em música: performance significativa em música do nosso tempo; compreensão da música como resultado das ações da mídia.
expressão e comunicação em música: ênfase na execução musical instrumental; apreciação significativa em música: escuta das melhores músicas eruditas brasileiras do nosso tempo; compreensão da música folclórica brasileira.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}