Listagem de Questões sobre Geral
As propostas de S. Suzuki têm sido muito difundidas no mundo todo por sua abordagem no ensino de música, e também poderiam ser aplicadas no ensino fundamental brasileiro com adaptações específicas. Podem ser consideradas características fundamentais deste método:
ensino vocal, repetição e imitação de modelos, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação dos talentosos.
ensino de instrumentos de cordas, criação musical, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação dos talentosos.
ensino de instrumento, repetição e imitação de modelos, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação do talento.
ensino de instrumento, repetição e imitação de modelos, teoria antes da prática, participação em conjuntos musicais, educação do talento.
No desenvolvimento de uma metodologia de educação musical para o ensino fundamental, algumas propostas de C. Orff poderiam ser inseridas no contexto escolar. Assinale a alternativa que apresenta algumas características básicas deste método.
integração palavra-canto-movimento, expressão espontânea, improvisação, criação, utilização de instrumentos musicais diversos, prática de conjunto.
integração palavra-literatura-canto, expressão espontânea, improvisação, criação, utilização da voz prioritariamente, prática de conjunto.
integração palavra-canto-melodia, expressão controlada, criação, ênfase no estudo de instrumento e na execução musical.
integração palavra-canto-movimento, expressão dirigida, repertório folclórico exclusivamente alemão, utilização de instrumentos tradicionais, prática de conjunto.
Considerando a diversidade de contextos atuais onde a educação é desenvolvida, a aplicação de uma educação musical abrangente necessita de uma série de fatores que permitam flexibilidade sem perder qualidade. Neste sentido, as metas para uma educação musical contemporânea no ensino fundamental deveriam incluir a busca do equilíbrio das diversas ações inerentes ao desenvolvimento musical. Escolha a alternativa que apresenta um conjunto de metas que seja coerente com a diversidade de contextos do ensino fundamental.
equilíbrio entre expressão e formação musicais, entre criação e imitação, entre fazer e entender, e entre razão e emoção.
equilíbrio entre expressão musical e formação instrumental, entre interpretação e imitação, entre fazer e apresentar publicamente os resultados, e entre sentimento e emoção.
equilíbrio entre expressão vocal e formação teórica em música, entre criação e improvisação, entre ouvir e entender, e entre razão e técnica.
equilíbrio entre expressão e formação musicais, entre criação de música tonal e imitação de cantores da mídia, entre fazer e escrever música, e entre razão e emoção.
M. Schafer, compositor e educador Canadense contemporâneo, trouxe contribuições para a educação musical através de reflexões sobre o material sonoro decorrente das novas estéticas do século XX. As idéias deste autor podem ser adotadas no ensino fundamental com as devidas adaptações às realidades educacionais. Algumas das propostas fundamentais de Schafer incluem:
escuta criteriosa e reflexiva, exploração exclusiva de sons da música tonal, criação musical, grafias alternativas, fotografia sonora.
escuta criteriosa da música clássica, exploração sonora, criação musical, grafias musicais convencionais, paisagem sonora.
escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, execução musical de obras clássicas de referência, teoria musical básica, paisagem sonora.
escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, criação musical, grafias alternativas, paisagem sonora.
Na perspectiva de Z. Kodály, música deveria ser acessível para todas as pessoas através de uma educação musical sistemática. Suas propostas educacionais incluem estratégias e vários materiais didáticos, que podem ser aplicados no contexto do ensino fundamental brasileiro. Algumas das principais características do método Kodály são:
prática vocal, folclore nacional e internacional, fonomímica, audição interior, experiência antes da teoria.
prática vocal, folclore nacional, mímica, audição interior, teoria antes da prática.
prática vocal e instrumental, folclore nacional e internacional, mímica, audição de obras contemporâneas, experiência antes da teoria.
prática vocal, folclore internacional, fonomímica, audição de obras contemporâneas, teoria antes da experiência prática musical.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}