Listagem de Questões sobre Geral
Os trechos musicais apresentados na Figura 6, a seguir, são exemplos de três tipos de repertório que poderiam fazer parte de uma proposta curricular para o ensino de música no ensino fundamental. Escolha a alternativa que identifica estes três tipos de repertório.
música popular brasileira, música folclórica estrangeira, música erudita estrangeira.
música folclórica estrangeira, música popular estrangeira, música erudita estrangeira.
música folclórica brasileira, música popular brasileira, música erudita estrangeira.
música folclórica estrangeira, música popular brasileira, música erudita nacional.
A música popular brasileira, com seus ritmos variados, é bastante veiculada pela mídia, e pertence ao universo sonoro de grande parte dos estudantes do ensino fundamental. O professor de música poderia desenvolver atividades com ritmos populares brasileiros em suas aulas. Observe os ritmos apresentados na Figura 5 e escolha a alternativa que identifica os gêneros musicais brasileiros onde estas estruturas rítmicas são encontradas de acordo com a seqüência apresentada.
samba, modinha, baião.
bossa nova, choro, marcha rancho.
baião, marcha rancho, balada.
bossa nova, marcha rancho, choro.
A música popular é um componente curricular que pode ser adotado pelo professor do ensino fundamental. A escrita musical para esta música se vale de cifras, que sintetizam acordes diversos. A Figura 3, a seguir, apresenta cinco cifras. Escolha a alternativa que apresenta os acordes correspondentes à seqüência das cifras na ordem em que estão apresentadas.
O repertório a ser desenvolvido pelo professor de música do ensino fundamental deveria ser eclético o suficiente para propiciar experiências diversas aos estudantes. Música de diferentes épocas e autores contribuem para uma visão mais ampla do fazer musical. A Figura 2, a seguir, apresenta um trecho musical de uma obra muito conhecida. Escolha a alternativa que descreve corretamente esta obra.
é uma obra do período romântico, escrita para orquestra de sopros, o autor é J. S. Bach, a tonalidade inicial é mi menor, e esta linha melódica é executada por flautas.
é uma obra do período clássico, escrita para orquestra de cordas, o autor é W. A. Mozart, a tonalidade inicial é ré maior, e esta linha melódica é executada por violinos.
é uma obra do período moderno, escrita para orquestra de cordas, o autor é K. Penderecky, não possui tonalidade, e esta linha melódica é executada por violinos.
O professor de música do ensino fundamental necessita de sólidos conhecimentos musicais para atuar com segurança, desenvolvendo um trabalho significativo em educação musical. Uma das tarefas do professor de música relaciona-se a questões de harmonia, que serão utilizadas na análise de repertório e elaboração de arranjos para diferentes situações musicais. A Figura 1 apresenta uma seqüência de acordes que ilustram um processo de modulação. Assinale a alternativa que descreve corretamente este processo modulatório desde a tonalidade inicial, incluindo a(s) tonalidade(s) intermediária(s), até a tonalidade de chegada.
a tonalidade inicial é lá menor, passa para ré maior, depois para dó menor e finalmente chega em fá maior.
a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó maior, depois para ré menor e finalmente chega em fá maior.
a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó sustenido maior, depois para ré menor e finalmente chega em fá maior.
a tonalidade inicial é lá menor, passa para dó maior, depois para si bemol maior e finalmente chega em fá maior.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}