Questões de Música do ano 2012

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Listagem de Questões de Música do ano 2012

Escreva verdadeiro (V) ou falso (F) em cada uma das afirmações abaixo e, em seguida, marque a alternativa que corresponda à sequência correta:

( ) O instrumento de registro mais grave numa orquestra é o contrabaixo.

( ) A extensão das vozes dos(as) cantores(as) depende de treino e de sua constituição física.

( ) Os instrumentos de madeira são assim nomeados porque originalmente eles eram feitos de madeira.

( ) A técnica de tocar as cordas de um instrumento de cordas friccionadas com os dedos, ao invés do arco, é conhecida por dedilhado.

( ) A diferença básica entre uma Banda Sinfônica e uma Orquestra Sinfônica reside no fato de que a primeira não possui o naipe das cordas.

Multiplique o número de alterações da armadura da tonalidade homônima de Ré menor pelo número de alterações da armadura de fá menor (___ x ___=___). Divida o resultado pelo número que representa o grau da subdominante (___ : ___=___). Agora, adicione o número de graus da escala contidos numa escala diatônica maior (___+___=___). Por último, subtraia do resultado o número de alterações contidas na armadura da relativa menor de Si Maior (___-___=___). Sua resposta deverá ser um número igual à divisão do número de sonatas para piano escritas por Ludwig van Beethoven, dividido pelo número de sinfonias escritas por Johannes Brahms menos o número da sinfonia de Gustav Mahler que antecede a sua sinfonia que se tornou mais conhecida pela presença do famoso Adagietto no quarto movimento (___ : ___=___ - ___ = ___). A alternativa correta é:

Analise as afirmações abaixo:

- No século XIII era um tipo de composição vocal (normalmente a três vozes), feita a partir de um cantochão preexistente (escrito na voz inferior) em que se adicionavam textos independentes (às vezes em idiomas diferentes) nas duas vozes superiores;

- No renascimento, de 1450 a 1600, tornou-se uma refinada peça polifônica, composta a partir de um texto religioso latino cuja preocupação fundamental era a relação entre texto e música;

- No século XVII esse tipo composicional aparece também na forma de uma obra solo com acompanhamento em composições de Alessandro Grandi e outros;

- Foi bastante utilizado por compositores da primeira metade do século XVIII (incluindo J. S. Bach), tornando-se a partir de 1750 um tipo composicional menos frequente na literatura musical posterior.

Ao longo da história, os músicos utilizaram com frequência uma mesma palavra para designar novas coisas. Segundo Burkholder e Palisca (2006, p. xiii) e Randel (2009, p. 748-751), tais características identificam o seguinte tipo de composição:

O trompista da orquestra foi alocado para executar a parte do sax tenor em Sib no tom de Sol maior. A trompa tem aposto ao seu nome a escala de fá (ao tocar um Dó escrito, estará soando um Fá uma quinta justa abaixo). Analise as seguintes asserções:

Para que o trompista executante da trompa em fá toque a parte do sax tenor Sib no tom de Sol maior (escrita na clave de sol empregando a leitura por claves), deverá, portanto, empregar a clave de Dó na segunda linha com armadura de clave de uma tonalidade uma quarta abaixo da parte original

porque

quando um sax tenor lê um Dó escrito, estará soando um Sib uma segunda composta (nona maior abaixo). Para a trompa tocar um Sib,deverá estar lendo um Fá escrito uma quinta justa acima do Sib de efeito, com armadura de clave de uma tonalidade uma quinta justa abaixo da parte original.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Dos aerofones listados abaixo, indique os instrumentos que compõem família completa (com sete elementos):

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