Questões de Música do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Música do ano 2004

O eixo "Compreensão da Música como produto cultural e histórico" apresenta nos PCN–Música um dos seguintes conteúdos:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) estabelece, em seu artigo 26, parágrafo 2º, o seguinte parâmetro para o ensino da arte:

Existem diversas opiniões sobre a música veiculada pela mídia. Há educadores que consideram fundamental a utilização deste repertório em seus programas de ensino, e há outros que compreendem que esta música já está suficientemente veiculada para ser também utilizada no espaço escolar, preferindo a adoção de outros repertórios. Do ponto de vista de uma educação musical abrangente e inclusiva, qual seria a postura do educador musical com relação ao repertório oferecido pela mídia?

Os trechos musicais apresentados na Figura 6, a seguir, são exemplos de três tipos de repertório que poderiam fazer parte de uma proposta curricular para o ensino de música no ensino fundamental. Escolha a alternativa que identifica estes três tipos de repertório.

A música popular brasileira, com seus ritmos variados, é bastante veiculada pela mídia, e pertence ao universo sonoro de grande parte dos estudantes do ensino fundamental. O professor de música poderia desenvolver atividades com ritmos populares brasileiros em suas aulas. Observe os ritmos apresentados na Figura 5 e escolha a alternativa que identifica os gêneros musicais brasileiros onde estas estruturas rítmicas são encontradas de acordo com a seqüência apresentada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis